Estou montando uma planilha para controlar o saldo provenientes de R$ (remessas) e o saldo proveniente de US$ (dividendos) na corretora no exterior. Faço esse controle paralelamente ao BS.
Gostaria de saber se há alguma forma mais elegante de se fazer isso, pois fiz no modo "manual", digamos, já que a ferramenta de tabela do Excel permite apenas uma linha de total.
Explicando as colunas com valores hipotéticos:
US$ - transações feitas com valores auferidos originalmente em DÓLAR (dividendos recebidos, imposto pago no exterior, compra de stocks com esse saldo).
R$ - transações feitas em USD com valores auferidos originalmente em REAIS (remessas, compras de stocks com esse saldo).
Cotação - cotação de compra do dólar fixada pelo BC para o último dia útil da 1º quinzena do mês anterior (para as compras de stocks e impostos pagos com o saldo em USD).
Total R$ - US$ * Cotação. Esses números podem ser úteis para o preenchimento do carnê-leão ou GCAP.
Linhas:
Subtotal = função SOMA, somando as transações da respectiva coluna.
Total = Soma dos dois subtotais.
Para cada nova transação, bastaria inserir uma linha antes do subtotal.
OBS.: Nesta planilha, eu não coloco a cotação de venda para as compras de stocks feitas com o saldo proveniente de R$. Esse controle é feito de maneira individualizada para cada empresa, em planilhas separadas.