Pessoal tirou de letra o primeiro desafio então resolvi complicar mais um pouquinho no segundo desafio. Mas pra jogar o desafio vou precisar falar antes de outro assunto.
Uma ferramenta interessante e comum em linguagens de programação é a possibilidade de se gerar números aleatórios a partir de um intervalo. Em Python, temos o módulo "random" que cumpre esse papel.
Para incluir a biblioteca random em nosso código Python:
import random
Agora podemos explorar algumas das diversas funções da biblioteca:
# Função random: retorna um resultado float entre 0 e 1:
>>> random.random()
0.7236627019093801
>>> random.random()
0.6277487354310208
# Função randint: retorna um resultado inteiro dentro de um intervalo passado como argumento da função:
>>> random.randint(1, 10)
10
>>> random.randint(1, 10)
4
>>> random.randint(1, 10)
9
>>> random.randint(1, 10)
1
>>> random.randint(1, 10)
8
# Função choice: seleciona um item de uma sequência de itens:
>>> sequencia = ['ITUB3', 'ITSA4', 'OIBR3', 'WEGE3', 'GRND3', 'HAPV3', 'GOAU3', 'VALE3', 'SMFT3']
>>> random.choice(sequencia)
'ITSA4' # Nosso programa gosta de PN
# Função shuffle: embaralha as ordens de itens de uma sequência:
>>> random.shuffle(sequencia)
>>> sequencia
['WEGE3', 'OIBR3', 'HAPV3', 'ITSA4', 'ITUB3', 'SMFT3', 'VALE3', 'GOAU3', 'GRND3']
# Função sample: retorna uma amostra de uma sequência de itens, recebendo como argumento a sequência e o tamanho da amostra desejada:
>>> random.sample(sequencia, 3)
['SMFT3', 'GOAU3', 'HAPV3'] # Tá complicada essa seleção hahaha
Dentre essas existem outras funções, mas já falei o suficiente pra jogar o segundo desafio. Quem viu meu primeiro chat do assinante já me viu criando esse programa, e quem não viu não vale ir lá ver antes de tentar fazer, e tem que tentar muito. Programar é resolver problemas e não desistir na primeira dificuldade.
DESAFIO: Criar um jogo de pedra, papel e tesoura no qual o computador é um dos jogadores (por isso falei da biblioteca random antes de jogar o desafio).

Quem tá começando a aprender lógica com meus posts é muito importante tentar fazer esse desafio e se não conseguir pode ir postando dúvidas por aqui. Quem conseguir primeiro ganha uma assinatura Bastter Blue (só que não haha)
Obs: uma forma de tornar a estética do jogo mais bonita é fazer o programa esperar antes de lançar os códigos. Uma forma de fazer o computador esperar é usando a função sleep da biblioteca time. A função recebe como parâmetro a quantidade de segundos de espera que você deseja fazer o programa esperar: