Desde criança aprendi com meu pai a profissão da marcenaria, mas aos 24 anos resolvi fazer um concurso público. E, hoje depois de 15 anos ainda sou servidor público estadual (TJ/RJ).
Mas já me previnindo, pois nada é garantido, ainda mais falando de Estado, e do funcionalismo público carioca, estou retomando aos pouco a profissão da juventude, que, aliás, me dá muito prazer no ofício, pois me dá a oportunidade de exercitar várias habilidades que o serviço público não deixa.
Tenho feito nos finais de semana alguns projetos que já me renderam algum vintém extra.
Duas dúvidas:
1) como posso declarar no IR os depósitos em dinheiro de meus clientes, pois esse serviço de marcenaria não tem nenhum registro fiscal (marcenaria fundo de quintal)? Posso declarar como mera doação? São pequenos valores 1k ou 2k por mês.
2) futuramente tenho a intenção de aumentar a marcenaria e os negócios junto com meu irmão que daqui uns três anos volta do sul. Mas nesse caso, o volume de trabalho e dinheiro seria maior. Meu irmão poderia ficar como MEI ou ME. Mas e no meu caso? Como poderia declarar valores mais vultosos no meu IR?
Desde já, grato!