Bom dia.
Todos aqui estão carecas de saber que é importante diversificar o máximo possível. Não para aumentar ganhos, mas para diminuir perdas. Ontem quando eu estava tentando dormir consegui bolar uma analogia para exemplificar como diversificação ajuda a fazer exatamente isso. Como não estou fazendo nada, vou compartilhá-la com os membros do fórum.
Imagine que você uma pessoa muito enjoada com comida. Você só consegue comer arroz, feijão e carne no almoço. Todos os dias come arroz, feijão e carne porque sempre que poe alguma outra comida no prato, acaba não comendo.
Enquanto isso, sempre que o seu amigo almoça, ele poe 20 comidas "de valor" no prato (é só para o argumento fazer sentido). Arroz, feijão, carne, brócolis, ovinhos de codorna, cenoura, batata e por aí vai.
Porém, devido ao fato de que você e o seu amigo têm que comer uma quantidade para uma só pessoa (não pode fazer um prato imenso de pedreiro), o seu amigo é obrigado a colocar só um pouco de cada ingrediente no prato (cada comida preencherá 5% do prato), enquanto no seu caso, cada ingrediente preencherá 33% do prato.
O que acontece se um dia faltar o arroz? Você perdeu 33% do seu prato, enquanto o seu amigo perdeu apenas 5% e ele tem tantos outros "ingredientes de valor" diversificados em nutrientes que pode ser que nem faça diferença para ele se faltar arroz, porque outros ingredientes vão suprir com os mesmos nutrientes e no final não vai fazer diferença para ele se falta ou não arroz. A perda dele vai tender a zero, enquanto a sua vai tender ao desmaio, tanto nesse exemplo quanto na bolsa.
obrigado
de nada