Sou iniciante no site e acabo de assinar.
Estou com uma dúvida acerca de capital alocado a risco e paz (ou ausência dela).
Mas antes, preciso postar um “textão”.
Interessei-me pelo universo da Bolsa de Valores no início do ano e, como todo sardinha, logo que abri conta em uma corretora, comecei a fazer day trade. Obviamente, o resultado foi sempre o mesmo: perdia mais do que ganhava. Pelo menos esta “aventura” me fez estudar mais e conhecer um pouco mais a fundo os ensinamentos envolvidos com o aprendizado no mercado. De tanto procurar vídeos e textos na internet – hoje vejo que é um monte de bullshit, mas há pouco tempo achava que eram excelentes dicas – vi um vídeo do Bastter sobre acúmulo de patrimônio. Confesso que inicialmente achei toda aquela informação algo completamente dissociado do que eu pensava da bolsa – trade e lucro rápido – mas a maneira bastante inteligível, direta e diferente do que estava encontrando me fez ver o vídeo de novo... e de novo... e de novo...
Assim comecei a me interessar sobre essa nova forma de operar na bolsa e investir em valor: o Buy & Hold.
Não demorou mais que 3 meses para que eu entendesse que aquilo que eu estava fazendo na bolsa nada mais era do que repetir o comportamento da “manada” mencionada pelo Bastter... comprar no topo e vender no fundo, sair de trade na hora errada, ficar tenso o dia inteiro, ficar irritado com a família que “atrapalhava as operações”, colocar a culpa no mercado... ou seja, perder dinheiro da pior maneira possível: achando que estava ganhando, apesar dos números serem claros em mostrar o contrário. O pior é que, quando ganhava (e aprendi com o Bastter que isso é pior do que perder e aprender com o erro) me sentia o “ixperto” e até dava dicas a terceiros (vergonha), e que estava cada vez mais preparado para vencer no mercado. Ledo engano.
Mas o Bastter falar de todos esses erros nos vídeos dele me ajudou a enxergar que esse comportamento não me levaria a nada... ou melhor, me levaria para o buraco.
Comecei, então, a tentar seguir os ensinamentos da filosofia Bastter, parei de fazer day trade e (tentar) operar índices, e a fui pesquisar empresas e seus fundamentos para, após me decidir, iniciar a compra de ações lenta e gradualmente, bem pequeno.
E cada vez mais tudo isso fazia cada vez mais sentido. Nas finanças e principalmente na vida.
Até que decidi virar assinante do site e em poucos dias já tenho certeza de que foi um dos melhores investimentos que fiz até hoje.
Claro que ainda estou cheio de vícios de sardinhagem, mas já consigo reconhecer vários deles... e penso ser isso o primeiro passo para me livrar do máximo que puder (por enquanto ver cotação é o mais difícil... Além de me emocionar com a bolsa – e isso merece muitas voadoras, mas estou falando a verdade).
Fica aí meu sincero agradecimento.
Voltando a pergunta inicial, separei uma pequena parte do meu dinheiro como CAR (capital alocado a risco) como ensina o Bastter, e com ele faço pequenos trades (swing) para tentar remunerar minha carteira. Como estamos numa fase da bolsa em alta (bull market), tenho conseguido bons resultados (leia-se: resultados positivos de ganho de capital nos trades, mas como há pouco CAR o retorno também é pequeno – mas existe). Entendo que esses resultados têm vindo mais do momento do mercado (e até de sorte) que dos meus conhecimentos sobre trade, já que não sou operador experiente. Mas eles estão vindo e remunerando um pouquinho a mais por mês minha carteira. Frise-se: apenas com o CAR!
A questão é a seguinte: com as ações que tenho na carteira como B&H, não tenho sofrido psicologicamente com eventuais quedas. Coloquei uma parte do meu patrimônio que não me destruiria se eu perdesse tudo. A maior parte de meus rendimentos vai para renda fixa mesmo, pois já tenho certa idade e não posso me dar ao luxo de perder tudo. Até aí tudo bem. Mas com esse capital que faço os trades (CAR), não consegui me liberar daquela tensão diária e, obviamente, de tempo perdido com a verificação das cotações (disso tá difícil de largar, mas estou lendo os tópicos aqui do site para me desmanadizar neste ponto), gráficos etc. Ou seja, mesmo tendo um lucro constante e remunerando minha carteira, não sei se está valendo a pena, já que tem me tomado muito tempo e tranquilidade.
Pergunta-se: seria melhor continuar com esses pequenos trades, remunerando a carteira e aumentando pouco a pouco o capital, mesmo a este custo (tempo e psicológico), ou então acabar com o CAR, aportar essa quantia de acordo com o Bastter System e esquecer esse negócio de trade de uma vez por todas, mesmo sabendo que não vai mais entrar esses aportes complementares mensais e diminuir o valor agregado no longo prazo?
O que vocês acham?
Obrigado.
P.S.: uma constatação vinda dos trades que fiz... em 100% das vendas lucrativas (100%!), se eu tivesse comprado e simplesmente deixado para vender uma semana depois, teria obtido mais lucro... se tivesse deixado mais um mês, teria muito mais lucro... ou seja, meus próprios trades estão me mostrando que o B&H é a melhor estratégia para longo prazo...