Sou iniciante no site e acabo de assinar.
Estou com uma dúvida acerca de capital alocado a risco e paz (ou ausência dela).
Mas antes, preciso postar um “textão”.
Interessei-me pelo universo da Bolsa de Valores no início do ano e, como todo sardinha, logo que abri conta em uma corretora, comecei a fazer day trade. Obviamente, o resultado foi sempre o mesmo: perdia mais do que ganhava. Pelo menos esta “aventura” me fez estudar mais e conhecer um pouco mais a fundo os ensinamentos envolvidos com o aprendizado no mercado. De tanto procurar vídeos e textos na internet – hoje vejo que é um monte de bullshit, mas há pouco tempo achava que eram excelentes dicas – vi um vídeo do Bastter sobre acúmulo de patrimônio. Confesso que inicialmente achei toda aquela informação algo completamente dissociado do que eu pensava da bolsa – trade e lucro rápido – mas a maneira bastante inteligível, direta e diferente do que estava encontrando me fez ver o vídeo de novo... e de novo... e de novo...
Assim comecei a me interessar sobre essa nova forma de operar na bolsa e investir em valor: o Buy & Hold.
Não demorou mais que 3 meses para que eu entendesse que aquilo que eu estava fazendo na bolsa nada mais era do que repetir o comportamento da “manada” mencionada pelo Bastter... comprar no topo e vender no fundo, sair de trade na hora errada, ficar tenso o dia inteiro, ficar irritado com a família que “atrapalhava as operações”, colocar a culpa no mercado... ou seja, perder dinheiro da pior maneira possível: achando que estava ganhando, apesar dos números serem claros em mostrar o contrário. O pior é que, quando ganhava (e aprendi com o Bastter que isso é pior do que perder e aprender com o erro) me sentia o “ixperto” e até dava dicas a terceiros (vergonha), e que estava cada vez mais preparado para vencer no mercado. Ledo engano.
Mas o Bastter falar de todos esses erros nos vídeos dele me ajudou a enxergar que esse comportamento não me levaria a nada... ou melhor, me levaria para o buraco.