Fala galera! Não sou professor de inglês nem nada do tipo, mas quero compartilhar algumas coisas que sei sobre o aprendizado.
Para o nível básico até avançado:
1) Curso de inglês do MEC (eu gostei)
Acesse ISF ALUNO (google) solicite a inscrição, após isso você deverá fazer a matrícula, nela coloque que possui curso superior (mesmo que não tenha) porque já vi barrarem uns amigos meus que colocaram que só tinham cursado EM.
O curso em si não acontece no portal do ISF Aluno mas em outro que você será direcionado, enfim, haverá uma prova de nivelamento e o curso contém 5 módulos, sendo 4 de “curso” e o último com módulos preparatórios para exames de proficiência (TOEFL, CAE...etc)
Dicas de hábitos: troque todos os seus dispositivos para inglês e só assista algo “dublado” se for original BR mesmo, do contrário, assista tudo em inglês e use legenda sendo que pode seguir um processo mais ou menos assim:
DUBLAGEM NUNCA MAIS
ÁUDIO INGLÊS + LEGENDA PT/BR
ÁUDIO INGLÊS + LEG. INGLÊS
AUDIO INGLÊS
SE FOR ÁUDIO ORIGINAL BR: ADICIONE LEGENDA EM INGLÊS (SE DISPONÍVEL)
*melhor hábito: "Think in English". Formule mentalmente tudo o que você está fazendo (ou quase tudo) do seu dia a dia em inglês. Veja se a frase está certa e, se tiver dúvidas, depois pesquise e se corrija. Exemplo: eu penso que preciso ir ao mercado, então eu formulo mentalmente "I need to go to the market to buy... (items)"
2) Apps para praticar todos os dias:
(Não sei se pode falar, se não puder, por favor removam)
Gratuito: Duolingo
Pago que eu achei bom: Drops
Diferencial duolingo x drops: O Duo trabalha com tradução direta enquanto o Drops trabalha o ensino da língua pela língua (não tem traduções a menos que você peça) isso já da uma diferença enorme no aprendizado.
Bônus: typing.com é um site de digitação em inglês que pode te ajudar a praticar digitação e também aumentar seu vocabulário na língua conforme você pratica as atividades do curso.
3) Para quem já tem um nível médio e anda engasgado com as pronúncias: pratique mais e também pode procurar livros sobre fonética (ajudam muito)
4) Para quem já está médio/avançado e quer avançar mais:
Andei estudando a respeito de uma técnica chamada “shadowing”. É MUITO BOM. Ajuda mesmo. O que é essa técnica? De maneira bem simples:
Pegue um audiobook de algum livro e peque o mesmo livro (escrito em inglês, OBVIOUSLY)
Dê play no audiobook e siga fazendo a leitura, no começo sem voz, só movimentando a boca mesmo e posteriormente faça leitura em voz alta acompanhando o livro. (não precisa ser só livros, mas qualquer coisa que você tenha o acesso ao audio + texto).
Estou considerando apenas quem mora no BR, está no BR, não tem oportunidade$ de ir morar fora ou fazer intercâmbio, etc., pois o contato direto com a língua é obviamente a melhor maneira de se aprender. Enfim, a meta é tentar manter um contato diário, do contrário, vão esquecer.
Agora uma pergunta para a galera que já é expert aí, vocês já fizeram testes de proficiência? Como estudaram? Penso em fazer mais pra frente (1 ano+) e estou buscando mais alternativas para os estudos

.