Fala, gente. Tenho um problema no meu IR.
Em 2017 comprei ~40k em criptomoedas e transferi entre umas 5 exchanges e fiz pequenos trades (que devo ter ganho no máximo 1-2k).
No IR de 2018 (base 2017) declarei em "Bens e Direitos" que tinha 3 Bitcoins que comprei com 73k por engano. O certo é o valor do parágrafo acima. Especifiquei as compras dos Bitcoins (com nome das corretoras, quantos BTC, cotação, quanto gastei e data) sendo que tinha vendido aí no meio e não subtraí. Não mencionei trades. Fiquei com medo de colocar somente "3 Bitcoins" e a receita pedir info.
No início de 2018 comprei mais ~50k, mas esqueci de colocar no IR 2019 (base 2018). Só repeti o ítem de Bitcoin "Bens e Direitos" do ano anterior.
No total tenho nas Paperwallets um pouco mais de 2 Bitcoins e alguns Ethereum.
O que vocês acham que devo fazer pra me ferrar menos?
1. Retificar o IR 2017 e 2018? Se sim, como colocaria já que foi uma macarronada de transações e não sei certo quantos Bitcoins tinha no final de 2017 (posso tentar calcular, mas vai dar trabalho e tinha Ethereum e possivelmente outras criptomoedas)? Agora tenho em posse todos os TEDs pra corretoras e extratos de transações (ordens, trades) de todas elas. Cada extrato com seu formato esquisito (CSV, PDF e etc)
2. Ir vendendo mensalmente até o limite mensal possível sem pagar IR e ano que vem zerar em Bens e Direitos? Possivelmente pagar multa se cair na malha fina. Ia me ferrar muito?
3. Contratar alguma consultoria? Qual recomendam?
4. Outra opção. Qual?