Pessoal, creio que o título do tópico já esteja claro, mas vou contextualizar.
Tenho um amigo que financiou um imóvel e, agora, passou a pesquisar mais sobre investimentos e "percebeu a cagada" que fez. Apesar de eu ter recomendado o site, infelizmente parece que ele não foi atrás para ler o roteiro de iniciante e as excelentes discussões aqui existentes. Mas isso é um problema dele, não pretendo insistir...
Minha dúvida é que, numa conversa que tivemos, ele concordou que financiamento é rolo e deve ser evitado a qualquer custo. A divergência foi que ele entende que vale a pena vender o imóvel financiado (com cessão do financiamento) e morar de aluguel para juntar dinheiro, investir e, mais pra frente, adquirir um imóvel a vista.
Eu sustentei que se o imóvel não tiver valor, o ideal é vender e fazer isso mesmo, para depois comprar um outro imóvel que tenha valor.
Mas ele falou que adora a localização e o imóvel é excelente (tem valor), o que o aflige mesmo é o financiamento e os juros.
Pela resposta que ele deu, segundo praticamente a unanimidade dos posts que eu li aqui e consoante se depreende do roteiro de iniciante, o melhor seria "comprar tempo" e usar todo o dinheiro possível para quitar o financiamento e exterminar as dívidas.
Para corroborar essa minha conclusão, transcrevo um post do bastter linkado no roteiro do iniciante:
"Depois que eu fiz o chat de imoveis todo dia chega um aqui e diz eu vi o chat, MAS
NÃO TEM MAS CACETA
NÃO FAÇA DIVIDAS
SE TEM FINANCIAMENTO, VENDA TUDO E PAGUE O FINANCIAMENTO
PRIMEIRO PAGUE SUAS DIVIDAS, DEPOIS VIRE SER HUMANO
nao tem MAS,
nao tem exceção
todo dia alguem quer arrumar uma exceção
ah, mas doi vender tudo
se prefere pagar 6 ou 8 imoveis por um va em frente
NÃO TEM EXCEÇÃO
NAO TEM MAS
pague suas dividas
nao faça dividas
CHEGA PESSOAL"
Pela #PAS, não pretendo mais ter essa discussão com ele, até para não me envolver e ter algum problema na nossa amizade depois. Mas gostaria de confirmar se o meu pensamento está correto ou não. Assim, segue a pergunta:
Considerando a situação posta, com o financiamento já realizado, é possível afirmar, sem maiores dados e aprofundamentos ("continhas") que se o imóvel tem valor, o melhor é quitar o mais rápido possível e fazer o máximo para exterminar a dívida? Ou pode ser benéfico vender o imóvel, transferindo o financiamento a terceiro, alugar um imóvel e juntar dinheiro para posteriormente comprar a vista imóvel de valor?
Peço desculpas se algum tópico nesse sentido já foi feito, mas realmente não vi no roteiro do iniciante nem nos tópicos ali relacionados.
Grato.