Bem,
Faço aportes mensais constantes há cerca de 2 anos.Carteira formada basicamente por FIIs,ações e TD.
Atualmente moro de aluguel,local confortável e em bairro bom da minha cidade,com custo mensal de aluguel de cerca de 15% dos meus ganhos.Aporto mensalmente 1/3 do que ganho.
Acontece que meu velho é old school,para tentar me estimular a comprar “casa própria”(no mesmo prédio em que alugo) me ofereceu outro apartamento dele como entrada “apenas se você comprar um apartamento para você.”Esse apartamento dele tem localização boa e é muito bem aceito no mercado,porém muito pequeno para quem quer ter filho etc.
Enfim,para comprar o tal apartamento(ou algum que tenho interesse)faltaria cerca de 30% do valor,algo acredito que conseguiria juntar em 2 anos e meio a 3 anos.Mas dai,perderia todos os meus investimentos e começaria do zero,apenas com RE.Tenho 34 anos.
A grande questão é:
Nesses termos,vale a pena “resetar” tudo,aportar e comprar o ap em 2 anos?
Caso seguisse nesse rumo,melhor seria parar de colocar grana em renda variável e deixar em fixa até a data da compra?
Enfim, a dúvida essencial é:vale a pena ter um imóvel próprio ou é melhor manter aporte em valor e, daqui há muitos anos,comprar um?Isso porque acho o valor de capital total alocado muito alto.
Minha esposa se sente confortável no atual e não faz questão de comprar um.
Valeu.