Pessoal, escrevo aqui em busca de um conselho.
Eu e alguns amigos temos uma empresa de prestação de serviços médicos. Essa empresa apresenta um dinheiro em caixa, que fomos acumulando ao longo do tempo. Não é um valor muito elevado, mas utilizamos às vezes para pagar tributos mensais e trimestrais, além de despesas nossas, como o CRM jurídico. Por ser um negócio cuja finalidade exige liquidez imediata, até hoje optamos por deixar esse dinheiro numa conta poupança.
Acontece que alguns membros da empresa aventaram a possibilidade de investir esse dinheiro. O argumento deles é aquela velha história de que ‘poupança não rende nada’, ‘precisamos buscar coisas mais rentáveis’. Já cansei de explicar para eles que, para esses valores, a diferença entre as modalidades de investimento em renda fixa é muito pequena e que ainda poderíamos perder a liquidez que necessitamos para pagar os impostos. Um dos membros da empresa, num ímpeto de sardinhagem, sugeriu que aplicássemos num investimento mais ousado, que tivesse uma rentabilidade maior (segundo o mesmo, é fácil conseguir 10-15% ao ano).
Enfim, tento não me meter em assuntos sobre investimentos com outras pessoas, mas quando envolve o meu dinheiro também, fica difícil ignorar. Nesse caso, como eu poderia fazer com que eles percebam as bobagens que estão fazendo? Até hoje, sempre tive uma boa relação com todos e gostaria que isso fosse preservado.