Achei essa postagem do perfil hbredda no twitter legal sobre preço x valor, segue o texto:
1. UMA PESSOA DE CAPITAL ABERTO
Se cada pessoa, hipoteticamente, por determinação legal, fosse obrigada a ter 10% do seu próprio fluxo de caixa sendo negociado em bolsa, como seria o comportamento do seu PREÇO? Imagine toda pessoa tendo 10% de si sendo negociado em bolsa.
2. Lá teríamos 10% do Jorge Paulo Lemann, 10% do Bolsonaro, do Tite, 10% do João, 10% do Paulo, Pedro, do Zé. Todos seriam negociados em bolsa. Ter alguma ação de um determinado CPF te daria direito a uma parte da remuneração que essa pessoa recebe, mais o estoque q ela já tem.
3. Como seria a negociação? Como seria a variação de preço?
Vc acorda com gripe, sua ação cai uns 3%. Recebe uma promoção, sobe uns 5%, começa a beber uísque demais à noite, cai 8%, começa a ir na academia e a comer hambúrguer vagando, sobe 8%.
Já pensou?
4. A cada nova conquista profissional sua, uma porrada na sua ação. A cada erro ou fracasso, uma derretida. E segue nesse neurose ao longo da vida. Mas essas variações diárias são muito mais percepções de curto prazo do q qq outra coisa. Mas isso é o seu preço. Ñ é o seu valor.
5. Quanto vc VALE não depende se vc acordou com alergia e coriza, e sim da sua disciplina. Não depende se vc foi demitido circunstancialmente de uma empresa, e sim da sua inteligência e resiliência p/ enfrentar as dificuldades da vida.
6. São características muito mais profundas, princípios e valores, q vão definir os seus próximos 20-30 anos.
É a mesma coisa com empresas. Se vc der peso para uma "gripe", e negligenciar a cultura corporativa e capacidade de criar valor q está ali dentro, pode perder o bonde.
7. O que vc olharia numa pessoa se estivesse avaliando o quanto ela vale, para daí comprar um pedaço do fluxo de caixa ORUTUF dela? Se ela é gananciosa? Agressiva? Honesta? Se estudou em colégio bom? Se é casada? Se bebe? Se cuida da saúde? Veria se tem herança?
O q vc olharia?