Como já falei aqui em outro tópico, uma das minhas paixões recentes com Python é a possibilidade de plotar mapas usando a linguagem e libs como Geopandas e Matplotlib. Também já vinha pensando um tempo em começar uma série de posts sobre a lib Pandas, pra análise de dados, algo que tá bem em alta recentemente. Além disso, uma das melhores formas de aprender programação não é só lendo teoria e mais teoria (sem menosprezar a teoria aqui, claro) mas sim aplicando a teoria na prática, consolidando o que foi visto. Então pensei: vou iniciar uma série nova de posts sobre Python aplicando a teoria na criação de um projeto usando análise de dados.
Pensei que algo que sempre achei interessante foi como em matérias jornalísticas (hoje não leio mais nada, mas quando lia haha) o pessoal cria aqueles mapas com resultado de eleições, tais como esses (embora eu ache que vou omitir nomes de candidatos pra não dar espaço pra bullshit haha):

Ou qualquer outro tipo de mapa do tipo coroplético, tais como esses:

Sim, é possível criar esses mapas usando Python.
Então, com este tópico eu inicio o primeiro projeto a ser feito aqui na área de tecnologia, a fim de consolidar conhecimentos já vistos mas introduzir ainda muita coisa nova como o uso da linguagem em análise de dados. Iremos ver assuntos como obtenção, limpeza e estruturação de dados, plotagem de mapas, etc.
Como eu já abordei a plotagem de mapas em Python em outro tópico (
Extra[9] - Python - Brincando de fazer mapas - mapeando as ciclovias e ciclofaixas do RJ - Tecnologia - Bastter.com) mas achei que fiz tudo muito corrido, achei que seria legal uma série de tópicos abordando esse assunto de forma mais aprofundada.
Então, sem mais delongas, recomendo a quem for acompanhar e meter a mão na massa que realizem a configuração do ambiente necessário para o uso de Python para análise de dados. Neste vídeo eu abordo como é o setup desse tipo de ambiente no Linux (no vídeo eu não instalei o Jupyter Lab, e sim o Jupyter Notebook, recomendo que instalem o Jupyter Lab também (pip install jupyterlab), pois ando preferindo o Lab do que o Notebook, acho mais fácil de configurar):
https:
http:
Os mesmos passos podem ser feitos no Windows, embora no Windows eu recomende mais o uso do Anaconda pois eu tive problema pra plotar mapas no Windows sem o Anaconda. Então quem for acompanhar usando o Windows, instalem o Anaconda:
Installing on Windows — Anaconda 2.0 documentationNo Mac acredito que dê pra resolver usando o passo a passo usado no Linux, já que o MacOS é baseado em Unix, mas não sei dizer com 100% de certeza. Qualquer coisa acredito que o Anaconda resolve o problema em Mac também.
Entretanto, no tutorial vou usar Python puro com o ambiente virtual criado da forma como tá no vídeo. No fim das contas o resultado vai ser o mesmo, então não se preocupem.
Portanto, pra criar os mapas vou precisar baixar arquivos no formato shapefile, que criam o desenho do mapa, as bordas dos municípios. Esse tipo de arquivo pode ser obtido no site do IBGE, seguindo o caminho do gif abaixo:
IBGE | mapas | bases e referenciais | bases cartográficas | malhas digitais
Baixem o arquivo br_municipios.zip, de 96,6 MB. Dentro do zip virão 5 arquivos, nos formatos cpg, dbf, prj, shp e shx. O shp é o shapefile propriamente dito, mas todos os arquivos são necessários então mantenham todos na mesma pasta.
No próximo tópico iniciarei o código propriamente dito usando o Jupyter Lab, então este tópico aqui foi só pra dar o gostinho e atiçar a curiosidade. Até o próximo post.