Combatendo o “É…MAS…” - um dos piores programadores do seu mindset:
(Essa frase espetacular do Bastter tem me ajudado muito, por isso pensei em alguns casos hipotéticos para que outros possam se beneficiar do desprogramador dessas sardinhagens que vira e mexe vêm nos perturbar)
01) Por que você não poupa?
Resposta do sardinha: É uma boa MAS porque esperar para aproveitar o dinheiro se eu posso usá-lo agora. Posso morrer. Não sei o dia de amanhã...
Remédio bastteriano: Coloque as chances a seu favor. Poupar não garante nada mas você estará mais preparado caso aconteça uma crise séria. Não ficará na dependência de favor dos outros. Um pouco todo mês dá para se programar.
02) Por que você não investe na bolsa?
R: É...já pensei nisso... MAS ela é muito instável. Pode cair e eu posso perder tudo. Tenho medo.
Remédio bastteriano: Coloque as chances a seu favor. Nada é garantido mas se você estudar bastante e se tornar sONcio de empresas boas por um longo prazo e diversificar bastante aumentará as chances de ver seu patrimônio crescer.
03) Por que você não se exercita?
R: É...eu sei que eu preciso MAS tenho o dia corrido e muita preguiça de acordar cedo. Conheço um amigo que se exercita regularmente e recentemente contraiu uma doença grave.
Remédio bastteriano: Coloque as chances a seu favor. Se exercitar não garante nada mas certamente você estará mais próximo de evitar doenças e ter mais energia para as atividades diárias que se você não praticasse nenhuma atividade física.
04) Por que você come tudo que vê pela frente? Já pensou em fazer uma reeducação alimentar?
R: É...já pensei MAS comer dá muito prazer. Já tenho tanto estresse na vida ainda vou me privar de comer uma boa lasanha, feijoada, hambúrguer? Conheci um amigo que fez dieta restritiva por 6 meses e perdeu 180 dias de vida.
Remédio bastteriano: Coloque as chances a seu favor. Comer bem não garante nada mas certamente você estará mais perto de evitar um infarto do miocárdio, obesidade e tantas outros males que advêm desse desregramento. No final você acaba se acostumando e passa a gostar desse novo estilo de vida sem açúcares, sem gordura trans etc.
05) Tenho te visto desanimado. Percebo você apático ultimamente. Aconteceu algo?
R: É, você tem razão, estou meio down mesmo MAS é que tenho visto tanta gente medíocre assumindo postos elevados a começar pelo meu chefe. Não dei sorte de ter uma boa formação acadêmica. Tenho a sensação que não vai adiantar entregar mais valor.
Remédio bastteriano: Coloque as chances a seu favor. Nada garante nada mas você vai escolher ser medíocre? Quem tem mais chances o preguiçoso, mal funcionário, medíocre ou aquele proativo, sempre animado e que busca ser o melhor e entregar mais valor, mais valor a cada dia?
06) Me falaram que que você vai trocar de carro e está procurando uma financeira boa que faça em 60 vezes. É isso mesmo? Porque você não guarda e quando tiver compra?
R: É, já até pensei nisso MAS a vida passa e amanhã não sei se estarei aqui para aproveitar. Tenho que viver o hoje intensamente.
Remédio bastteriano: Cara, coloque as chances a seu favor. Guardar dinheiro não te garante nada mas se você tiver um pouco de paciência poderá comprar o carro e ainda sobrar. O dinheiro sai da mão dos apressados e vai parar na mão dos pacientes.
07) A Luísa me disse que você está procurando uma previdência privada para contratar. O que aconteceu. Você não é funcionário público?
R: É verdade, sou servidor público e achei que estava garantido MAS agora tenho visto que está tudo mudando rapidamente. Já era. O G O V E R N O me ferrou. Não sei o que fazer. Vou ter que entrar em um PGBL da vida.
Remédio bastteriano: Coloque as chances a seu favor. Nada está garantido mesmo mas vá aos poucos garantindo a sua aposentadoria fazendo seus aportes e montando a sua própria carteira. Se aposente aos poucos. Plano de previdência?? Ficou louco???
08) Cara, você tá azedo pacas. Só vive de lamúria. Tá tudo bem?
R: É…você notou? Eu não consigo parar de reclamar. Tenho sentido as pessoas se afastando de mim. Parece que é um vício MAS me disseram que pau que nasce torto morre torto. Já era.
Remédio bastteriano: Coloque as chances a seu favor. Pare agora de reclamar. Ao invés de reclamar, vai lá e faz. Aproveite e se afaste dos reclamões. Limpe a sua calçada. Não se preocupe com a rua. Se quiser, limpe a do outro também mas não reclame que ele não limpou a dele. Pare agora.
09) É…eu sei...Eu tenho um imóvel financiado MAS a taxa é pequena, quero viver a vida e começar a investir, posso suportar essa dívida antiga
Remédio bastteriano: Coloque as chances a seu favor: compre tempo, quite a dívida e pare de fazer contas.
* Esse remédio não significa que iremos falar, dar aula e nos meter na vida dos outros. É somente para lermos quando essas sardinhagens baterem à porta.
** Quem tiver o 10º caso, fique à vontade para colaborar.