não tenho intenção de dizer para ninguém sobre o que é melhor e o que é pior... cada que faça o que quiser...
tenho dois colegas de trabalho mais velhos, ambos sempre gostaram de investimentos e começaram a poupar e investir desde 2000, perto de 20 anos de mercado... e conversando com eles eu consegui perceber características comuns e outras bem diferentes.
em comum, mesmo depois de 20 anos, ambos vivem com o aplicativo da corretora aberto e acompanhando o que tah acontecendo... vendo notícias atras de "oportunidades"
a diferença é que um tem a mentalidade de só comprar... se tah "barato" compra... sem controle de risco, tem 20% da carteira em vale, no total tem 33 empresas pq sempre tinha "uma que estava barato"... tem 5% da carteira em knri, entrou na primeira emissão e sempre reinveste os dividendos nela mesmo... tah sempre procurando oportunidades... mas o que eh interessante nele eh q sempre foi 50% variavel e 50% renda fixa... segue essa métrica e nos 20 anos de investimento ao seu jeito, rendeu sua independência financeira
o segundo personagem, eh mais pra linha de trade... de hr de comprar e hora de vender... tenta adivinhar cenários, já soltou frases com "tava fazendo as contas e nos últimos 5 anos eu gastei 50 mil com corretagem" " hoje minha carteira eh 15% em bitcoin" "gosto de tesouro direto nao, prefiro cdb q paga 110% cdi" e coisas do tipo
concluindo, depois de escutar vários comentários a respeito do patimônio de cada um, o comprador acabou com um patrimonio 4x maior que o fera nenem.