Meu irmão mora nos Estados Unidos, ele trabalha por lá junto com a esposa.
Recentemente, a esposa dele começou a trabalhar no Starbucks como atendente de balcão e ele estava me contando dos bônus que eles recebem lá.
Todo final de ano, eles recebem 5 stocks (SBUX) transferidas nominalmente para o empregado e uma opção de comprar por 50% do preço de mercado algumas outras ações em tesouraria (parece que tem alguns cálculos internos para definir até quanto eles podem comprar, então não é certo o valor)
Achei interessante, sempre acreditei que esse tipo de bonificação deveria ser aberta para todos os níveis hierárquicos e não somente diretoria, legal ver na prática.
Acredito que no Brasil deva ser impossível remunerar assim, já que imagino o pessoal do meus direitos enchendo o saco e processando a empresa alegando que o preço variou, que deveria calcular FGTS em cima e todas as outras maravilhas.
Enfim, mais um pedacinho de conhecimento que me ajudou a entender o porquê do mercado de capitais por lá ser tão desenvolvido e ter participação dos cidadãos.
Em tempo, eles também dobram o aporte na previdência (401k) até 5% do salário , achei engraçado, será que importamos só a parte ruim?