Mais uma corretora de bitcoin [1] (essa supostamente fazia arbitragem) estava com seus
milhares de incautos clientes e tudo correndo bem até que não, nem tudo correu bem, teve problemas com outras corretoras fora onde estava custodiado suas criptomoedas e pronto, ninguém mais conseguiu sacar mais o dinheiro aqui. Bom, isso ñ é apenas para mais uma vez alertar que ñ se deve terceirizar a custódia de suas criptomoedas (not your keys, not your bitcoin) o q me surpreendeu foi a quantidade de casos reais em apenas uma notícia de problemas q poderiam ter sido evitados com as lições (voadora é vida) continuamente alertadas aqui no site.
1) Não assumir seu erro, terceirizar culpa de suas más ações.
"A Polícia Militar foi chamada duas vezes semana passada à sede da Atlas Quantum, uma empresa de arbitragem de bitcoins que opera na alameda Santos, nos Jardins, em São Paulo, por causa de uma confusão envolvendo clientes que não conseguiram sacar o dinheiro investido. Alguns dos clientes conseguiram liminares da Justiça ordenando a empresa a fazer o pagamento, mas na semana passada, em duas ocasiões, os funcionários se recusaram a receber os ofícios comunicando a decisão judicial"
2) Investir no que não entende
"Clientes ouvidos pela BBC News Brasil relatam a impossibilidade de recuperar suas
criptomoedas, prejuízos causados pelo congelamento de seus ativos, quebra de contrato,
falta de transparência da empresa e dificuldades na comunicação."
"A empresa não está cumprindo com o contrato e está perdendo todo o sentido da
criptomoeda, que é ser livre."
3) Não Diversificar
"Alguns acumulam dívidas, um investiu mais de R$ 500 mil e corre o risco de perder tudo"
"Não é só o dinheiro que está parado, minha vida está parada, eu vivia desse rendimento"
4) Não ter Reserva de Emergência (Investimentos com Liquidez Real)
"outro teve até de mudar a cesariana da esposa da rede particular para o SUS."
"Tenho outros investimentos, mas esse justamente era o de maior liquidez."
"Com o saque que faria na Atlas Quantum, iria pagar o parto, comprar o enxoval do bebê e terminal de construir sua casa — hoje, ele mora de aluguel. Sem receber o dinheiro, todos esses planos foram por água abaixo."
5) Não entender que o que enriquece é TRABALHAR (TRABALHO + Aporte + Tempo)
"No início do ano, saiu do emprego para viver somente do rendimento dos seus
investimentos."
"Normalmente quem fazia a arbitragem era eu, porque sou day trader, mas como eu estava sem tempo, minha capacidade de investimento não é grande"
[1]
https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2019/09/o-desespero-de-quem-investiu-economias-em-bitcoins-e-teme-nunca-recuperar-o-dinheiro.html