Perseverança!
Andei pensando e resolvi dividir com os colegas. Talvez o que eu vou escrever não seja importante aos colegas bem estruturados financeiramente (bom emprego, etc). Estes conseguem aplicar os ensinamentos do “bom investidor” com maior facilidade. Mas o meu incentivo maior são para aqueles colegas que ganham salário num patamar que talvez tenham que abrir mão de um investimento para pagar as contas. Então para estes colegas eu digo para ter perseverança.
Até sete anos atrás ganhava por volta de um salário e meio. Dentro deste patamar não conseguia fazer muito quando se tratava de investimentos, porque precisava “sobreviver”, ou seja, priorizar as contas e as coisas básicas da vida (morar sozinho ou estar casado é isso). Mas nem por isso deixei de assimilar e aprender no site. Não tinha condições de assinar o site, coisa que hoje faço, mas procurei ser uma esponja, aprendendo os princípios para ser um investidor consciente.
Entretanto, mesmo com o valor menor de salário, reestruturava constantemente minhas finanças (reduzindo despesas, comprando produtos mais baratos) para aplicar, baseado nos ensinamentos daqui. Comecei com o Tesouro direto. Eram R$ 150,00 num mês, R$ 80,00 no outro. Com o tempo me dediquei a ser um profissional cada dia melhor (qualificando-me, estudando, melhorando profissionalmente e sendo dedicado e grato ao meu trabalho), deixando o dinheiro investido ir trabalhando por mim e adquirindo maior conhecimento sobre investimentos. Aqui vem um conselho: por mais que seu trabalho “pague mal” agradeça, porque por mais que seja ruim é ele que paga suas contas, e qualifique-se para melhorar.
Hoje tenho um emprego que considero bom e me possibilita ter: reserva de emergência, uma capacidade financeira maior para aportes maiores e um leque de investimentos baseados em imóvel, renda fixa (tesouro) e renda variável (ações e Flls). Ainda estou na fase inicial de estudos de investimentos no exterior, mas já penso.
Então fica minha sugestão. Mesmo que seu salário não seja o ideal hoje para realizar aportes mensais ou ter uma gama de investimentos; não deixe que isso seja desculpa. Ganhando R$ 1.000,00 ou R$ 10.000,00 é possível, respeitando-se as limitações do momento da vida. Neste sentido persevere sempre!