Eu havia postado anteriormente e resolvi abusar mais um pouco, pedindo desde já desculpas ao site e ao Bastter caso esteja demais. Aproveitando um momento de inspiração. Rs. Depois volto a ficar quieto. Prometo. Mas como tenho uma gratidão com o que aprendi aqui, em especial quanto a possibilidade de adquirir conhecimento sobre os diversos tipos de aplicação que o site proporciona e também quanto ao controle emocional advindo deste conhecimento (renda variável: mercado de ações que o diga! Rs) tento de certa forma ajudar os colegas, especificamente os iniciantes (aqui leia-se pessoas com dificudlade financeira ou em início de vida).
De antemão já informo que as coisas que escrevo são para agregar ao site e ajudar ou enriquecer (relembrar conceitos de quem lê). O meu intuito é trocar conhecimento e experiências.
Diante de minha pouca experiência (mercado financeiro. Tenho 39 anos), enxergo-nos vivendo inseridos em círculos, seja ele virtuoso ou vicioso, podendo expandir ou reduzir, explicarei a seguir.
Nossa vida financeira gira em torno da nossa profissão (advogado, autônomo, etc), da nossa capacidade de fazer dinheiro (trabalho, etc) e dos nossos custos (aluguel, etc). Este seria um círculo básico.
Entretanto há ramificações, como dito antes, podendo tornar este círculo virtuoso ou vicioso. Darei dois exemplos:
Alguém que não possui um controle tão efetivo das finanças (seja por impulsividade, através de gastos em excesso, ou por necessidade familiar. Não cabendo aqui juízo de valor) irá acrescentar neste círculo um empréstimo, por exemplo. Ato contínuo tal pessoa viverá num circulo vicioso em que seus esforços serão para pagar as contas e o empréstimo/empréstimos. Esta pessoa talvez nunca entenda as maravilhas dos juros compostos. RS. Mas Deus vai iluminar e ajudar este ser. Tomara, né. :-)
Entretanto há pessoas que conseguem manter seus custos (manutenção familiar e diversão) dentro de sua realidade financeira. Tais pessoas conseguem permanecer num círculo virtuoso que lhe dá a possibilidade de reservar parte de sua renda e utilizá-la da melhor forma que lhe convier. Assim teríamos aqui um acréscimo no círculo por meio de um investimento, uma viagem, etc. Vai da vontade da pessoa.
Talvez seja uma ideia geral bem resumida, mas quem precisa talvez entenda e possa servir de sinal para ajudar de alguma forma. E seria uma maneira de dar uma sequencia no post sobre a perseverança que escrevi antes.
Para finalizar. Esse relato tem apenas uma sugestão de ideias para aqueles que ainda não chegaram ao ponto de investir. E isso ocorre muito, visto que nós (brasileiros) culturalmente gastamos antes de ganhar (que o diga cheque especial, limite de cartão de crédito, etc).
Sintam-se a vontade para compartilhar e acrescentar conhecimento.
E claro não fujo da temática. Considera-se com educação financeira?