Pessoal, peço ajuda de todos, inclusive advogados do site nesse assunto sério
No ultimo dia 27/09 recebi uma carta na minha casa da justiça referente a uma Ação Monitória (cobrança) em nome da minha esposa. De cara me assustei com o valor de 19.000. Ao pedir minha cunhada que é advogada para puxar no site da justiça, verifiquei que na verdade existiam 3 processos no CPF diferentes de cobrança de dívidas: um do colégio do irmão dela; um da faculdade dela; e um do mestrado dela. O valor original das 3 dividas seria 23.000 (em 2013).
Dos três processos, apenas o do mestrado de fato seria "culpa" dela, pois os anteriores eram os pais que colocaram no nome dela mas se comprometeram a pagar e deixaram alguns poucos meses para trás, até por falta de condição financeira mesmo...
O detalhe é que todas as dívidas são anteriores ao nosso casamento, e foram antes mesmo de eu conhecer ela.
Como odeio dividas, orientei que ela ligasse e tentasse negociar para um acordo. As respostas que tivemos (por e-mail) foram mais assustadoras ainda:
1o email da empresa: Valor total atualizado das 3 dividas: 72.451,53, que eles aceitariam parcelar em 25x3000 :(
2o email da empresa (após chorarmos): Fizeram valor a vista: 41.000
Fizemos uma contra-proposta, e eles negaram.
3o email da empresa (negando): Aumentaram o valor em mais parcelas 4x2500 + 47x1500 (80.500)
Acontece que eles se mostraram muito inflexiveis a negociar, e considerando que minha esposa não trabalha, não tem nenhum bem no nome dela, e eles não teriam como penhorar nada, 2 advogadas proximas me orientaram a deixar "executar" a divida no nome dela, visto que é anterior ao meu casamento, alegando que não me atingiria (mas sem dar certeza disso).
Mas eu estou receoso, pq tenho muitas aplicações financeiras no meu nome, carro...fico preocupado que eles possam vir atrás dos meus bens, e também do que pode acontecer com ela, já que uma das advogadas citou a possibilidade de retenção do passaporte e outras coisas mais.
Estou assustado e sem saber o que fazer. Sinceramente, se houvesse uma negociação mais justa com a empresa, pagaria a divida para encerrar, mas diante da inflexibilidade deles estou considerando seriamente deixar o processo correr na morosidade caracteristica brasileira...Alguem poderia me dar uma luz?