Prezados, muitas vezes vejo conceitos simples da filosofia do site se provando uma síntese de um conhecimento absurdo do mercado, que resumem em poucas frases conceitos complexos do mundo de negócios.
Estava pensando nesses dias a elegância do mandamento: Não comprarás IPO anterior a 5 anos.
O que acontece em 5 anos?
- Rotatividade compulsória dos auditores independentes (redução do risco de fraude contábil).
- Mutação da base acionária (o majoritário que anteriormente era dono único passa a ter alguns minoritários, dentre eles fundos de investimentos e mega investidores).
- Consequente da mutação da base acionária, é possível que os minoritários possam escolher algumas cadeiras dos conselhos (fiscal, administração,etc) e dificultem/identifiquem possíveis desvios/fraudes.
- Órgãos reguladores mais apurados devido ao ganho de conhecimento do business, contrário ao desconforto inicial de IPO recente.
- Muitas regulações da CVM ou de outros órgãos como ANVISA que são compulsórios para empresas de capital aberto possuem um período de "transição" de alguns anos desde a abertura do capital até a obrigatoriedade.
Ou seja, 5 anos após o IPO o seu risco caiu exponencialmente e você nem precisou analisar 1 linha a mais do balanço da companhia, talvez nem soubesse de tudo isso, mas sabendo que não é para comprar IPO antes de 5 anos, se beneficiou de todo esse processo.