Data original: 17/10/2019
Prezados,
Mesmo sendo assinante há algum tempo, a sardinhagem me pegou. Fiquei assistindo um monte de videos de gestores no youtube, segui gestor e analista no twitter, li relatório de casa de análises... Enfim, a vida virou um inferno... Pensei: "Já que eu não tenho tempo para fazer análises tão sofisticadas, vou delegar para dois fundos de ações de bons gestores e vou cuidar da minha saúde e da minha empregabilidade."
Pesquisei e achei dois fundos com filosofias de investimento que eu achei interessante. Ambos obtiveram uma boa performance num histórico de 10 anos já líquidos das taxas de performance, gestão e administração. Teria que tirar o imposto de renda nos saques ainda.
Resolvi comparar o desempenho destes dois fundos em 5 e 10 anos com uma carteira do tipo Buy em Hold com as 10 melhores colocadas no Ranking da Bastter e mais 20 escolhidas aleatoriamente dentro do top 100. Cabe a observação que no top 10 não estão as ações com os melhores desempenho.
RESULTADO:

Embora bons fundos possam até ganhar no curto prazo. No longo prazo uma carteira sem emoções, sem focar tanto em preço, com poucas movimentações tem um desempenho muito melhor.
Conclusão superficial:
No curto prazo, preço e boas oportunidade podem importar. Taxas tem impacto pequeno.
No longo prazo, taxas comem boa parte da rentabilidade dos fundos. Não precisa ficar procurando distorções, basta permanecer em empresas com bons fundamentos.
O desempenho de curto prazo é a maior isca para fisgar sardinha.