Faz um certo tempo que eu não soltava tópicos do tipo "extra" por aqui por motivos de falta de criatividade mesmo e de tempo meio corrido, pois estes tópicos são os que geralmente mais dão trabalho pra fazer

.
Nesse meio tempo fiquei pensando nas sugestões que foram dadas por aqui, como a de criação de desafios pra quem tá começando, além de pensar em como tornar isso aqui mais interativo.
Pensei que poderia jogar desafios simples como criar um programa que emulasse calculadoras ou esse tipo de coisa mas quando criei isso no início o pessoal tirou de letra, e eu queria algo que realmente desafiasse quem tá iniciando. Algo como fazem com profissionais de desenvolvimento ao tentarem entrar em vagas de empresas, que é a resolução de desafios de programação. Mas ao mesmo tempo precisava ser algo "simples", que usasse os conhecimentos já vistos por aqui.
Então, depois de uma pesquisada e de uma pensada bem longa, pensei que um bom desafio fosse a criação de um jogo estilo snake game:

Este gif acima foi feito em cima de um programa criado em Python, usando a lib pygame.
Eu sei que não abordei nada sobre a lib pygame mas isso faz parte do desafio. A lib não é difícil de ser entendida, pelo menos para o básico para a implementação de um jogo nesse estilo.
No programa do gif acima não foi usado nada além do que já foi visto por aqui, só a lib pygame. O programa usa condicionais, listas, tuplas, matrizes, loops, etc. Então, com uma olhada em como implementar esses frames na pygame é plenamente possível criar um jogo assim com o que foi visto até aqui.
Existem tutoriais por aí que fazem isso e vocês podem até se sentir tentados a olhar, mas se olhar toda a solução dos tutoriais vai ficar sem graça e perde o sentido do desafio. Então, quem realmente tá aprendendo programação a sério deveria ir tentando desenvolver o programa usando baby steps como:
1 - Dar uma olhada na lib pygame;
2 - Aprender como "plotar" os quadrados numa tela usando pygame;
3 - Usando a lógica da pygame, aprender como movimentar os quadrados;
4 - Adicionar a lógica do jogo.
E isso não precisa necessariamente ser feito usando pygame. Se você conhece outra lib ou até se estuda outra linguagem de programação que não Python e quer tentar fazer, faça e jogue o código aqui. Vai ser interessante ver solução usando outras abordagens caso apareçam.
A intenção é soltar a solução aqui em uma semana. Eu ia falar pra quem conseguir resolver esperar uma semana pra soltar o resultado mas tem tanta solução por aí que quem quiser procurar vai achar então tanto faz, se alguém conseguir antes pode soltar aqui. E se ninguém fizer eu solto a solução em formato de tópico extra em uma semana, inclusive tentando usar uma abordagem mais funcional pra seguir a linha dos tópicos teóricos.
A regras do jogo acredito que qualquer um aqui deve saber, como a cobra ao comer a maçã deve crescer de tamanho, se ela colidir com ela mesma o jogo deve terminar, se ela colidir com as paredes o jogo deve terminar, etc. Inclusive seria interessante aquela regra de quanto maior a cobra mais rápida ela anda.
Enfim, é isso. Vamos ver se tem alguém louco o suficiente pra tentar