Boa tarde a todos da comunidade, venho aqui compartilhar um pensamento com dois objetivos:
1) Abrir os olhos de quem ainda não percebeu essa realidade;
2) Compartilhar opiniões com outros membros que já refletiram sobre o assunto.
Também acho que o assunto abordado é compatível com a filosofia do site.
Segue abaixo minha reflexão:
A partir do momento que chegamos nesse mundo somos educados na cultura do meio em que estamos inseridos e nas tradições de nossa família. Crescemos repetindo os pensamentos e atitudes que nos são ensinados e enxergamos o mundo dentro dos limites da percepção desses ensinamentos.
Enquanto algumas pessoas simplesmente continuarão repetindo o padrão até morrer, outras conseguem perceber que estiveram sendo acorrentadas pela cultura e ensinamentos alheios e que os pensamentos e atitudes que vinha praticando não eram na realidade originados de percepções próprias de suas observações do mundo.
O momento de percepção dessa condição é a epifania que pode dar início à revolução interna.
Enxergando as amarras que foram criadas em seu subconsciente, o sujeito pode começar o processo de desconstrução desses conceitos e ao longo do tempo, através de reflexão, introspecção e observação pode construir suas próprias ideias e percepção de mundo. Esse processo pode ser denominado de revolução interna.
Em paralelo com o que é muito debatido na filosofia Bastter.com, pode-se citar conceitos como: aposentadoria, oportunidades, dinheiro fácil, rolos, previsão de ORUTUF e toda essa sardinhagem que já vem codificada na cultura média brasileira. Para deixar de ser sardinha é necessário desconstruir esses conceitos e através de leitura e educação substitui-los por novos conceitos, fundamentados em estudos, dados reais e pesquisa cientifica.
Meu contexto pessoal:
Desde o inicio dos meus 20 anos de idade que venho ao longo do tempo desamarrando os conceitos que me foram ensinados e substituindo-os por novos baseados em minha própria observação e estudo. Apesar de fazer isso de forma consciente por muitos anos eu ainda sinto que existem muitas amarras dentro de meu subconsciente que ainda levarão muito tempo, ou talvez até minha vida inteira, para serem modificados.
Um evento em particular na minha vida foi extremamente catalisador nesse processo de reaprendizagem e reformulação de ideias: conhecer e estudar a filosofia Bastter.com.
Eu já havia eliminado as redes sociais da minha vida por entender que só me faziam perder tempo sem agregar nada de útil, mas com o site aprendi a não dar atenção para as noticias e a entender que os problemas políticos e econômicos são recorrentes e que se emocionar com eles é perder paz e saúde em vão.
Seja qual for o cenário atual, o que REALMENTE IMPORTA NA VIDA, será sempre a mesma coisa e pode inclusive ser repetido como um mantra: CUIDAR DA FAMILIA, ESTUDAR, TRABALHAR E PRATICAR ESPORTES.
A partir do momento que parei de acompanhar notícias, jornal, cotações, etc. e realmente foquei apenas no que importa: CUIDAR DA FAMILIA, ESTUDAR, TRABALHAR E PRATICAR ESPORTES, comecei a ter muito mais tempo livre e muito menos preocupações.
Ao praticar esportes minha saúde fica em ótimas condições e consequentemente fico com uma capacidade produtiva muito boa.
Ao ter mais tempo livre com menos preocupações, passei a preencher esse tempo com mais estudos e trabalho. Ao fazer isso estou desenvolvendo cada vez mais competências e habilidades e já tive recompensas significativas desse processo.
Na verdade, hoje em dia o meu “lazer” é cuidar da família, praticar esportes, estudar e inclusive trabalhar (sou geólogo, trabalho na área e amo o que faço mesmo).
Nessa espiral de crescimento proporcionada por essa mudança de percepção e principalmente de atitudes, comecei a perceber o quanto o mundo em que a gente vive é ABUNDANTE em condições de proporcionar crescimento pessoal (a parte de possibilidades infinitas no título do tópico).
Com um computador e um smartphone você pode aprender praticamente qualquer coisa que existe no mundo, ter acesso a quase todos os livros do mundo, ter acesso a artigos científicos mais atuais de todo o mundo e ter acesso a quase todos os softwares existentes.
Sites como libgen.is (livros grátis), sci-hub.tw (artigos científicos grátis), dowloadly.ir (softwares e etc..) e claro também google e youtube, te permitem aprender uma vasta gama de competências e habilidades que consequentemente podem mudar completamente sua vida e de seus familiares. Desde estudar psicologia para saber como se comportar até aprender programação e modelagens matemáticas para desenvolver ferramentas de solução de problemas complexos.
Concluindo:
De minha parte sou MUITO GRATO de viver no mundo em que vivo, num tempo em que existe tanto acesso à informação. Sou também muito grato por ter conhecido este site e aprendido sobre sua filosofia.
A intenção com esse texto todo foi compartilhar essa reflexão de “gratidão” por sendo capaz de enxergar o mundo com meus próprios olhos e formular minhas próprias ideias, ter ainda por cima acesso a uma quantidade quase infinita de informações que me proporcionam tantas possibilidades o quanto eu estiver disposto a estudar e trabalhar por elas.
Ainda em segunda intenção, espero que outros membros que ainda não haviam tido percepção similar possam abrir suas mentes. É preciso entender que somos responsáveis por quase tudo que acontece conosco, que somos capazes de mudar e que existem meios disponíveis para isso, não só existem como são abundantes.
O mundo não vai mudar, quem muda é a gente mesmo.