Quem já acompanha o site há algum tempo sabe o quanto é batido essa tecla pelo Bastter, inclusive uma das pessoas que ele considera que vai vender no fundo é aquela que diz "não vou vender no fundo". Por que essa afirmação soa tão estranha? Será que o Bastter não confia quando alguém diz isso por pura arrogância? Acredito que não e vou explicar o meu racional sobre isso utilizando diversos pontos centrais da filosofia.
1) Não existe "oportunidades" nos mercados: com mercados cada vez mais eficientes, a chance de você encontrar uma "oportunidade" no mercado com base em dados reais não privilegiados é quase nula.
2) Derivado do item 1, em grandes crises não necessariamente o baixo preço dos ativos significa oportunidades, muitas vezes o baixo preço dos ativos reflete a grande incerteza futura sobre os tais ativos, eis a razão da frase "é bom cair pra eu poder comprar mais" também ser uma frase idiota, basicamente essa frase diz, "é bom piorar pra eu comprar mais". Claro que existem exceções, muitas vezes o pânico, efeito manada e margin call podem gerar distorções na precificação, mas certamente não será nós meros mortais a encontrar tais distorções.
3) Com base no item 1 e 2 o investidor que afirma com certeza que não vai vender no fundo ou não entendeu os conceitos de alta instabilidade que é o mundo moderno ou acha que buy&hold é uma espécie de santo graal infalível dos investimentos, o buy e hold pode falhar e ter consciência disso é um fator crucial para alcançar a #PAS, um simples exercício mental é se imaginar como um holder na época da revolução russa ou como um holder em países da Europa oriental quando foram anexados pela URSS, nesse caso eles não venderam no fundo pois nem o fundo eles tinham mais.
4) A importância da diversificação e de investir em você: após entender o item 3 e assimilar que sim você pode perder tudo algumas coisas se evidenciam:
a) Diversificação é o único almoço grátis oferecido pelo mercado, rejeita-lá é objetivamente burrice

b) Investir em você e no seu desenvolvimento é o melhor investimento sempre, você não vai perder nunca com isso, sob nenhum regime ou situação pós apocalíptica, pessoas produtivas para a sociedade são sempre valiosas.
c) Viva a vida um dia de cada vez: sacrificar sua saúde, qualidade de vida e tranquilidade para aportar acima do que você aguenta ou buscar "oportunidades" é algo extremamente prejudicial, se sua vida é apenas em função de mercado mais destruído você será quando ele entrar em baixa ou até pior virar pó. Esportes, família, equilíbrio entre o quanto você aporta e o quanto você gasta são coisas que vão garantir uma caminhada próspera e mais agradável em busca da #PAS
A #PAS não é um destino final, e sim uma jornada diária, por isso parabéns ao site por apresentar uma filosofia de investimento coerente aliada à uma filosofia de vida que sem entrar nos pormenores e nos detalhinhos consegue trazer sofisticação e mudar a vida de muitos.