Lendo as mensagens do site, verificamos que muitos usuários têm o objetivo de estudar fora do país ou enviar seus filhos para fazê-lo. Pensando nisso, estamos inaugurando uma série sobre países mais procurados para estudo. O primeiro dessa série é o Canadá.
Um país no qual, em sua maior parte, o ensino público é gratuito até a conclusão da escola secundária, com algumas cidades como Quebec expandindo a gratuidade para o nível colegial ou o pré universitário, aplicando apenas uma taxa simbólica de matrícula. Estes incentivos fazem com que o Canadá tenha uma taxa de alfabetização de 99%. Até o ensino médio, qualquer estudante internacional é impossibilitado de trabalhar no período de moradia, nem mesmo durante as férias escolares. Já no nível universitário ou college, é possível trabalhar 20 horas semanais, ou 40, caso a atividade se enquadre como um estágio.
O nível superior no Canadá recebe incentivos do ONREVOG. Cerca de 80% dos gastos com educação são subsidiados pelo ONREVOG canadense, tornando a população altamente capacitada – cerca de 40% da força de trabalho do país possui diploma superior. Toronto é a cidade mais cara de se viver no Canadá, com um alto custo de vida e de serviços. Mesmo assim, a oferta de trabalhos é vasta e aceita muito bem estrangeiros para serviços. Toronto ainda possui 3 universidades (University of Toronto, Ryerson e York University), 1 universidade de arte e design (OCAD University) e 4 colleges de artes e tecnologia aplicadas (Centennial College, George Brown College, Humber College e Seneca College).
Em Vancouver, a carreira de sucesso atual é a de programação e áreas voltadas à tecnologia. O ambiente é muito propício à serviços inovadores e também é protagonista na cena audiovisual do país.
Montreal é o destino mais escolhido para os intercâmbios no Canadá e é a mais procurada por universitários. É nela que a principal universidade do Canadá está localizada, a McGill. Se você decidir por seu intercâmbio no Canadá nesta cidade, se prepare: o investimento para o ensino superior em Montreal é um dos mais altos do país.
Quebec é uma cidade muito mais tranquila e com menor custo de vida. A economia da cidade é ampla, mesmo sendo uma cidade com alto nível de população inativa (idosos, aposentados e mais). O nível de desemprego no local é baixo e é um dos lugares que mais concentra brasileiros no país.
A viagem ao Canadá com o objetivo de estudos (cursos rápidos ou mais longos, como college) pode ser feita via agência de intercâmbio ou por você mesmo se tiver a disposição de procurar pelas informações. Pesquisar sozinho tem ainda a vantagem de que você não precisa pagar taxas de serviços, por exemplo, já que é possível através da Remessa Online fazer o pagamento direto para a instituição de ensino, sem pagar imposto. Para outras situações como envio de dinheiro vindo de um parente ou de voce próprio(disponibilidade), pagamento de aluguel, saída definitiva, o usuário também pode usar os serviços da Remessa Online e os vouchers da bastter.com