Em razão do meu trabalho, tive que conferir mais de perto esse movimento da ANEEL em rever as regras tarifárias para a microgeração e minigeração distribuída na rede elétrica: basicamente o pessoal que gera sua própria energia elétrica e compensa na conta de energia.
Lembro de vários tópicos sobre o assunto há algum tempo, e é incrível como a a capacidade premonitória do Bastter - talvez por sua experiência - está tornando realidade o conselho que ele deu sucintamente nos posts.
Ele dizia: "não faça por dinheiro; não analise rentabilidade de nada; faça porque acha legal, por princípio, o que for; mas nunca porque vai economizar sei lá quanto".
Bom, há risco considerável de algumas regras serem revistas, aumentando o custo dos que resolveram instalar os painéis, o que pioraria sobremaneira o retorno do investimento, considerando quem fez por esse motivo.
Quem fez por outras razões, sendo o retorno financeiro um bônus, não está nem ligando para essa guinada do Estado.
Pra mim, é uma lição reforçada. Nunca faça nada que o dinheiro seja o objetivo principal e, principalmente, se tal retorno depender minimamente de políticas do onrevog.