Extraído do livro: "Mais esperto que o Diabo" - Napoleon Hill
"O hábito de expressar opiniões imprecisas e desorganizadas é um dos hábitos mais destrutivos [...]
- Por que tantas pessoas insistem no hábito de expressar opiniões não solicitadas?
- Esse hábito, na verdade, inclui em si mesmo um modo de expressar egocentrismo e vaidade. O hábito da autoexpressão é inerente às pessoas. O motivo por trás do hábito é atrair a atenção de outros e impressioná-los favoravelmente. Na verdade, ele possui justamente o efeito contrário. Quando aquele que se convida a falar atrai a atenção, geralmente ele atrai para si condições desfavoráveis.
A pessoa que insiste em falar demais raramente tem a oportunidade de aprender ouvindo os outros."
Quão desafiadora é a luta diária em observar sem julgar, ouvir sem discordar, entender que não é "especial" ou escolhido. Portanto, nem você e nem seus argumentos são melhores que os demais.
Quis postar esse trecho e essa reflexão porque, ao mesmo tempo que me parece bem razoável e lógico em teoria, na prática é algo que sei que ainda tenho muito que evoluir, pois sempre me pego cometendo esses hábitos. E o engraçado é que buscamos a PAS, mas parece que nós mesmos, em contradição, damos um jeito de, por vezes, afastá-la da nossa vida.