14 Imposto de Renda sobre valores de incentivo a qualificação retroativos (FP) comentada em 26/11/2019 09:28 Imposto de Renda CurtoCircuito em 12/11/19 14:12 comentada em 26/11/2019 09:28 Eu sou FP e nós recebemos um percentual (adicional) no salário básico relativo a qualificação adicional, que é denominado de Incentinvo a Qualificação (IQ). Tal percentual é pago quando nos qualificamos acima da exigência mínima do concurso.Quando eu entrei no serviço através do concurso, a exigência era de nível médio e 1 ano de experiência na área do concurso ou apresentar diploma de curso técnico na área do concurso.Eu tinha as duas coisas.Ocorre que eu solicitei administrativamente o IQ por ter o curso técnico, já que eu tinha experiência como forma de atender ao que o edital pedia.Na época negaram. Eu esqueci o assunto e nunca mais fui atrás.Agora, anos depois, resolveram pagar isso administrativamente, pois parece que saiu alguma jurisprudência que deveria ser pago.A pergunta é a seguinte: eu vou receber os valores referentes a esta IQ retroativo a alguns anos, como declaro isso no IR? Tem de pagar IR? como calculo o valor, nesse caso? (Obs talvez inútil: veio descontado um valor de contribuição previdenciária sobre o montante).