6 Aprender programação não é, nem de longe, só seguir tutorial e assistir videoaula comentada em 13/11/2019 14:45 Tecnologia ThiagoDV em 13/11/19 9:15 comentada em 13/11/2019 14:45 Aos que estão iniciando os estudos em programação ou aos que já iniciaram mas sentem dificuldade em consolidar o que aprenderam por não terem definido bem um método legal de estudo, recomendo este vídeo (em inglês):Resumão do vídeo: tutoriais são importantes, ajudam a pegar as bases das tecnologias, mas após essa noção básica você deve tentar sujar as mãos criando algo por si só. No início eu acredito que perdi bastante tempo focando meu aprendizado em tutoriais, videoaulas, etc, um aprendizado bastante passivo, e quando fui tentar botar em prática eu não saí do lugar. Isso é mais comum do que imaginam. Então não basta só ler livros, ler os posts que coloco por aqui, assistir canais no youtube ou pagar cursos, só se aprende de fato sujando as mãos. Não é pra abandonar o tutorial e sair programando loucamente como se não houvesse amanhã porque dessa forma pode até sair alguma coisa mas provavelmente seria um Frankestein de pedaços de tópicos do StackOverFlow e uma mistureba de código meio bagunçado. O negócio é achar um meio termo entre teoria e prática. E é muito gratificante pra mim ver o pessoal aqui dizendo que já criou algo que está sendo útil de alguma forma. Só se consolida o aprendizado assim.