Meus pais nunca investiram dinheiro em ações.
Meu pai, principalmente, considera isso um monstro de sete cabeças, e quando falamos sobre o assunto ele vira a cara.
Eu respeito, ele viveu em um tempo - e numa região - em que a única forma de investimento inteligente era em imóveis.
De qualquer maneira, eles nunca foram ricos, nem chegaram perto disso. Mas construíram um bom patrimônio: apartamento quitado, casa na praia, carro, etc.
Além disso, sempre viveram uma vida tranquila, pagaram colégio particular para os filhos, plano de saúde, intercâmbio para estudar em Universidade no exterior, etc. Tudo com renda proveniente do suor do trabalho.
Agora vem sardinha falar que eles não souberam se planejar e que se tivessem investido em Bitcoin ou nas ações da MAGALU estariam ricos.
Para as sardinhas sabichonas eu digo: a maior riqueza é ter vivido uma vida tranquila, sem se preocupar com a riqueza.
Investir em ações é para quem quer e gosta. Além disso, é para quem está disposto a perder. Ninguém deveria investir em ações dinheiro indispensável para sobreviver.
Vivemos em um mundo cheio de analistas diaraques e de "gurus financeiros" que acabaram de sair das fraldas, mas que já olham para a cara dos mais velhos que não possuem dinheiro investido em ações como se fossem burros.
E as sardinhas sabichonas ainda compram esse discurso.