23 ITBI - Herança comentada em 22/11/2019 18:58 FIIs e Imóveis AnCap_ em 22/11/19 0:49 comentada em 22/11/2019 18:58 Boa noite, alguém com experiência na questão tributária saberia me dizer se cabe cobrança de ITBI em um imóvel recebido por herança? No caso meu pai e meus tios são os herdeiros do meu falecido avo, eles decidiram me dar um imóvel então cederam para mim no inventário. Só que quando fui registrar em meu nome me falaram que eu deveria pagar o ITBI (sendo que o ITCMD já foi pago). Achei que seria um valor pequeno, mas quando fui na prefeitura me informar o sujeito me pediu o valor de mercado do imóvel, falei que não sabia ele me perguntou quanto eu achava que valia, falei um valor e ele disse que o imposto é 2% sobre o valor de mercado, percebi que me lasquei e fui em bora. Em casa fui pesquisar sobre esse bendito imposto e pelo que eu entendi ele incide sobre atos honerosos, tipo negociação de compra e venda, mas não foi isso que aconteceu, eu ganhei esse imóvel. Alguém saberia me dizer se to ficando paranóico ou tão me cobrando algo que não devem?