Já li várias vezes aquele FAQ "Você pode ter ações mesmo?" que o Bastter escreveu e fiquei pensando: eu não aguento. Se o BS mandar eu aportar 5, 6, 10 meses seguidos no mesmo ativo eu vou ficar preocupado. Vou acabar pensando na hora do aporte e fazer mesbla.
Pensando nisso percebi que, com a quantidade de ativos no BS de mais de 50 ativos, por exemplo, vai levar 4 anos pra aportar em todos. Só depois desse primeiro aporte é que o BS vai mandar comprar o que "tá barato" (pela lógica de que o BS ajuda a comprar quando cai o preço). Aí eu posso sofrer com o BS me mandando comprar a mesma coisa por meses? Ainda não. Porque, mesmo que tenha caído, no segundo aporte o ativo em questão vai pro mesmo patamar de outros ativos que subiram pouco ou caíram pouco. E na próxima o BS vai mandar aportar em outro.
Dois pontos agora:
1) vai demorar muito pra esse problema de comprar vários meses seguidos um mesmo ativo porque vai demorar muito para o valor do ativo se distanciar do valor do aporte, devido ao número de ativos.
2) se você se preocupa com o BS te mandando comprar o mesmo ativo várias vezes a solução é simples: avalia se perdeu valor e pronto. Se não perdeu não tem por quê se preocupar, se tu acha que perdeu coloca e quarentena e reavalia ano que vem.
"A mas se eu colocar em quarentena vou deixar de comprar no fundo"
Vai.
E se não for um ativo vários meses? E se forem ações vários meses?
Tu tem que ter olhando preço pra pensar nisso né? Pra saber que a bolsa tá caindo... Na crise você vai saber, não tem jeito, vai estar na boca do povo. Abstraia, trabalhe, estude, cuide da saúde, fico no que é eterno.
A mensagem que eu quero deixar é: não pense nos aportes, não pense em preço nem indiretamente, deixa o BS mandar. Cuide bem da sua vida, do seu trabalho, da família. Se é pra se preocupar com algo se preocupe com valor uma vez por ano e #PAS.