Algo extremamente simples no cuidado com o carro é conferir o nível de óleo. Porém, um erro comum é as pessoas verificarem esse nível em postos de gasolina e permitirem que o frentista complete.
Primeiro, geralmente o nível de óleo é checado com o carro frio (confira no manual como deve ser em seu carro). Quando você chega no posto parte do óleo estará na parte de cima do motor e talvez não dê tempo dele retornar ao carter, de modo que o que estará indicado na vareta pode não ser confiável.
Segundo, não permita que o frentista complete o óleo, se você não souber que ele estará colocando exatamente a mesma viscosidade e até a mesma marca. Se você misturar tipos diferentes de óleo, eles podem sofrer reações químicas que serão prejudiciais ao seu motor. Misturar óleos de viscosidade iguais, mas marcas diferentes, também não é recomendável, pois podem possuir aditivos diferentes.
Em suma, cheque você mesmo o nível do óleo do seu carro, pois fará de maneira correta. Isso é muito simples e rápido. Quando for trocar o óleo, saiba exatamente qual viscosidade e marca estão utilizando. Assim, se for necessário completar depois, você saberá qual colocar.