Estou fazendo este tópico pra eu msm me lembrar... Qd Bastter fala "foca no trabalho, porque é o q gera a renda", pensava "pra médico/empresário/afins
é claro que mais pacientes/site melhor tende a dar mais $...
Agora e pro servidor público? Gerar mais resultado, coerente com o princípio da eficiência, desejável e obrigatório, não tem essa "premiação" como reforço mental positivo de modo evidente e direto pra quem vem aqui FOCADO em saber como lidar melhor com o $. Trabalhar mais/melhor, não se arrisca a virar o trouxa que acumula trabalho de encostados?
Meu relato pra tentar responder a mim msm. Já fui quem no serviço público atendia pessoas, resolvia os problemas, estava disponível, cumpria horários, tinha proatividade, enfim, levava a sério. Cascudos arrependidos de terem agido como eu no passado diziam "você vai virar trouxa que nem eu já fui". Não mudei meu comportamento, dane-se.
Dentre centenas de atendidos ao longo dos anos, a loteria da vida um dia me trouxe alguém que (eu não sabia que) trabalhava em um dos mais altos setores da org. Apareceu mais algumas vezes, elogiou meu trabalho e me chamou pra trabalhar num setor próximo ao dele que precisava de gente há um tempo (leia-se: sobrecarregado de trabalho hehe), fazendo jus a uma modesta Função Gratificada agregada ao vencimento-base (maior do que a FG da própria chefia do meu setor, a qual já tinha recusado). Como eu sempre tive perfil de carregar no piano, troquei 6 por meia dúzia e fui trabalhar no sobrecarregado, mas com um trocadinho a mais e me sentindo mais valorizad naquele momento.
Claro que você não tem que trabalhar mais e melhor com isso na cabeça, mesmo pq é não é cotidiano, mas ser melhor por você, pela administração, pelos pagadores de impostos e saber que mesmo remota a possibilidade de valorização pecuniária ou não.
Enfim, não tenho sensibilidade ora escrever bonito pra inspirar outros servidores, mas é por ai...