Pela falta de um FAQ no assunto, e pela dúvida que muitos tem sobre como funciona este investimento, resolvi criar esse tópico. Se virar FAQ, ok. Se não, pelo menos fica aqui como material de estudo.
O texto abaixo serve para embasar a recomendação feita várias vezes pelo chefe de comprar sempre o título IPCA com prazo mais longo não importa a taxa ofertada.
Tudo aqui escrito tem disperso em várias respostas de vários foristas para diversas perguntas que este tópico tenta responder.
O tesouro IPCA te paga o IPCA mais uma taxa de juros pré contratada. Mas como isso funciona?
Vamos começar com o tesouro LTN, que é pré-fixado. Todo tesouro pré-fixado termina em 1000 reais no vencimento. Dadas as expectativas de inflação e juro real, todo dia ele é ofertado por uma taxa e um valor. Esse valor multiplicado por essa taxa elevado ao tempo pro vencimento sempre dá 1000 reais. Quanto maior a taxa, menor o valor de face e vice-versa. Essa é fácil de entender.
E o tesouro IPCA+? termina em quanto?
Termina no VNA: Valor nominal atualizado. Como? Nunca ouvi falar em VNA!
O VNA representa 1000 reais dos anos 2000 atualizados pelo IPCA todo dia 15 de cada mês e projetado com o IPCA do mês anterior para os dias subsequentes até a próxima divulgação do IPCA.
Não existe um VNA para cada título. O VNA é pro dia. Por exemplo, o VNA do dia 29/11/2019 é de 3.247,172153 Reais. (
https://www.anbima.com.br/pt_br/informar/valor-nominal-atualizado.htm)
Portanto, se, em 29/11/2019,
você comprar 01 tesouro IPCA 2024, vai receber 3247,17 corrigidos pelo IPCA até 2024
você comprar 01 tesouro IPCA 2035, vai receber 3247,17 corrigidos pelo IPCA até 2035
você comprar 01 tesouro IPCA 2045, vai receber 3247,17 corrigidos pelo IPCA até 2045
Mas quando eu vou no site do Tesouro, eu posso comprar estes títulos por bem menos! Sim. Agora entra a tal da taxa contratada. A taxa contratada é nada menos que o deságio calculado em cima do VNA aplicado pelo tempo restante pro vencimento. Como o VNA será corrigido, seu desconto também será corrigido. Ao final, não importa a inflação, você receberá seu valor x inflação x taxa contratada. A taxa vc ganhou na compra. O IPCA será o apurado no período.
Como tempo ganha de taxa, o tesouro IPCA 2024, que vence daqui a 5 anos, você compra por um valor bem maior que o tesouro IPCA 2045. E não é pela diferença de taxa oferecida pelos títulos. É muito mais pela diferença de tempo que a taxa irá agir.
Então se você tá achando que tesouro IPCA 2045 a 1450 reais (média de novembro de 2019) está "caro", lembre-se que você está pagando 1450 reais pra receber 3247 atualizados pelo IPCA do dia da compra até o vencimento. O que você irá receber é o VNA corrigido. No vencimento, se vc comprou 10 vezes, cada título com uma taxa e um valor diferente, todos eles terminam exatamente no mesmo valor, o VNA. Parece bruxaria que 10 títulos comprados a taxas diferentes, a valores diferentes, em dias diferentes, vão terminar no mesmo valor? Não é bruxaria, é matemática.
Portanto, para maximizar seus ganhos, não girar patrimônio, não vender no fundo e não ficar desesperado quando o mercado precificar seu título IPCA por pouco no meio de uma crise, vai no site da Anbima e consulta o VNA do título. É o que você tem na mão. Estou escrevendo isso pra você que tem título comprado na última crise a 6% e se coçando pra vender pois o site do tesouro mostra ele como se tivesse rendendo 200%.
Taxa não ganha de tempo. Se está achando as taxas ofertadas magrinhas, olhe pro VNA e veja se ainda não é um bom negócio.
Tudo isso foi pra explicar e embasar a recomendação de comprar sempre o título IPCA de prazo mais longo não importa a taxa e nunca vender! Sempre carregar até o vencimento e continuar sempre aportando.