Período pré-basteriano:
Sardinhagem...
Antes de conhecer a Bastter.com eu fazia muita besteira com investimentos. Até ganhei um dinheiro com tesouro prefixado em 14% aa com marcação de mercado, tive LCI, CDB de bancão, comprava ações por conta do P/L, etc...
Comecei a estudar mais a sério e um dia fui apresentado ao bastter.com. Fiquei impressionado com a quantidade de informações sobre as empresas e como eram organizados os dados, me cadastrei por conta disso basicamente.
Período Basteriano:
Vício!
Estudei o roteiro do iniciante, li os livros e fiquei viciado. Tudo começou a fazer sentido. Acredito que estudei em torno de umas 60 empresas, levando em consideração os fundamentos importantes (governança, LL, mg EBITDA, FCL, etc...). Como trabalho em multinacional há 15 anos, era ainda mais atraente, entender a diferença do business entre setores, empresas saudáveis, com prejuízos, de maiores e menores margens.
Vi como o mercado de ações é extremamente simples, basta entender 2 regras básicas:
Cotação segue LL no longo prazo
Empresas boas tendem a continuar boas e ruins continuar ruins
Reserva de emergência, diversificação, etc... montei minha carteira com bons ativos e agora é deixar o tempo fazer seu papel e focar nos aportes.
Comecei a achar engraçado (para não dizer absurdo) as indicações de sites e casas consideradas sérias, indicação de empresas com os últimos 8 anos de prejuízos. Essa turma do mercado adora acreditar em um turnaround que só resulta em ferro. Quem trabalha em grandes corporações sabe como é difícil o tal do turnaround.
Lia todos os releases trimestrais e acompanhar cotação, mesmo sabendo que não deveria, era irresistível por estarmos em um bull market e ver seu patrimônio crescendo.
Período buscando a #PAS:
Evoluindo...
Apaguei o aplicativo da Bolsa de valores do celular, deixei de acompanhar cotação, rentabilidade, ler notícias (todas, inclusive do mercado), estou evitando falar de investimentos, etc... focando em mais tempo com a família, saúde, trabalho, leitura, etc...
Agradeço ao Bastter, a comunidade por todo valor agregado do site, rumo a tranquilidade financeira!
#PAS