30 Preciso de voadoras comentada em 10/12/2019 10:52 Assuntos Gerais Phodastico em 08/12/19 21:39 comentada em 10/12/2019 10:52 Prezados amigos, esse tópico criado por mim trata-se daquele empurrão que a gente precisa para entrar na piscina fria, ou saltar do para-quedas: meu apartamento está financiado, taxa efetiva de 8,9% ao ano. Tenho o dinheiro para quitar, porém estou sem aquela coragem de "mergulhar" nessa porque isso vai acabar zerando minha reserva de emergência. Vai inclusive quase zerar meu caixa em conta corrente numa época extremamente complicada de contas a pagar (dezembro/Janeiro). As contas desse mês (Dez) já estão praticamente todas pagas, mas mês que vem a bucha chega pesada, como para quase todo mundo. Sou profissional liberal (médico) e minhas receitas são praticamente 90% via produção de freelance. Ou seja, sem muita previsibilidade. Melhor segurar esse caixa no começo do ano, ou entro de vez nessa água fria e quito logo o financiamento? Conheço a filosofia Bastter, reconheço que preciso estudar muito mais. Mas acho que essa situação talvez seja peculiar.Se for o caso de voadoras, serão bem vindas! Talvez seja o que preciso...obs: sei que não se faz investimentos antes de quitar todas as dívidas, porém já os tinha antes desse aprendizado (FIIs, ações e imóvel alugado) e não gostaria de me desfazer de qualquer parte dele.