Pessoal, eu tenho dois títulos do TD de mesma classe, porém com vencimentos diferentes. Um Tesouro Selic 2023 e outro Tesouro Selic 2025. Preciso fazer um resgate parcial e estou em dúvida sobre de qual é mais vantajoso resgatar (já que tenho a opção de escolher, por serem dois títulos distintos).
Pesquisei e encontrei outros tópicos em que a conclusão parece ser que o mais vantajoso é sempre resgatar o mais próximo do vencimento. Mas são tópicos que abordam situações diferentes, relativas a Tesouro IPCA, que tem uma dinâmica diferente da do Tesouro Selic, por ter marcação a mercado e volatilidade menor, à medida que se aproxima o vencimento.
No meu caso, acessei o Portal do TD e analisei em detalhe quanto de IR e taxas pagaria em cada alternativa e constatei que, se optar pelo mais próximo do vencimento (Tesouro Selic 2023), pagaria valor MAIS DE 4 VEZES MAIOR. Isso ocorre porque, apesar de incidir a alíquota de 17,5%, a base de cálculo (os rendimentos) é bem maior, uma vez que se trata de aportes mais antigos. Por outro lado, no caso de resgate parcial do Tesouro Selic 2025, o IR e as taxas a serem pagos são muito menores, pois embora incida a alíquota de 22,5%, a base de cálculo (rendimentos) é bem menor, pois referentes aportes mais recentes.
Diante dessas constatações, parece-me que a melhor opção seria fazer um resgate parcial do Tesouro Selic 2025, pois assim pagarei bem menos IR e taxas, propiciando que a diferença continue rendendo no Tesouro Selic 2023.
O que acham desse raciocíno?