Nosso cérebro é poderoso e adaptável. O que você fizer muito ele se adapta para que aquilo se torne mais eficiente.
Se você estuda, lê, cria, resolve problemas, trabalha, etc, mas também dá a ele esporte, lazer, etc ele vai se desenvolvendo de forma a que atividades que exijam inteligência sejam mais eficientes.
Se você se especializa em exemplo de exceção, exemplo maluco, falar mal dos outros, falar burrices, falar está cientificamente comprovado, acreditar em pikareta, etc, seu cérebro desenvolve e ativa sinapses que fazem estas coisas serem mais eficientes e você vai ficando cada vez mais burro de forma eficiente.
TUDO TEM EXCEÇÃO!
repitam comigo dez vezes!
TUDO TEM EXCEÇÃO!
TUDO TEM EXCEÇÃO!
TUDO TEM EXCEÇÃO!
TUDO TEM EXCEÇÃO!
TUDO TEM EXCEÇÃO!
TUDO TEM EXCEÇÃO!
TUDO TEM EXCEÇÃO!
TUDO TEM EXCEÇÃO!
TUDO TEM EXCEÇÃO!
TUDO TEM EXCEÇÃO!
Toda vez que você se pagar começando ser burro lembre-se disso e repita dez vezes. Sempre que se tentar seguir por qualquer caminho, aprender alguma coisa, desenvolver alguma coisa, vai ter exceção. Se o foco for na exceção, não saímos do lugar.
Senão vejamos:
Não se deve fazer dívidas!
- Ah, mas minha esposa ficou doente e precisei fazer dívida para pagar um cirurgião que era o melhor da cidade para a doença dela!
Se isso aconteceu com você ou com alguém conhecido é uma exceção e uma exceção justificável. Quando se ensina que não se deve fazer dívidas ninguém está dizendo que não há situações raras em que não tem saída ou que não seja justificável. Está dizendo que na vida normal em situações normais sem risco não se deve fazer dívidas.
E tem pior, o exemplo maluco:
- Ah, mas e se seu filho for sequestrado e pedirem um dinheiro que você não tem, não vai fazer dívida?
Criando e expressando este exemplo você está apenas desenvolvendo sinapses para que a burrice seja transmitida com mais eficiência no cérebro. É óbvio que se seu filho for sequestrado e você precisar fazer uma dívida para salvar a vida dele todos vão fazer. Argumentar isso é apenas aquela coisa do burro que tem sempre de falar alguma coisa porque isso faz com que ele, que é burro, ache que tá parecendo inteligente.
E o exemplo da maioria:
- Ah, mas a maioria ganha salário mínimo e sei lá o que...
Você ganha? Não. E usando este exemplo está apenas emburrecendo o que vai fazer com que você seja uma pessoa de menos sucesso. Se você se dedicasse a ser mais inteligente poderia produzir mais, ganhar mais e ajudar alguns desses que ganham pouco. Poderia pagar mais para a faxineira e quem sabe ela não precisasse se endividar. Poderia ajudar a pagar a escola do filho de um destes que ganham mal. A burrice te prejudica e prejudica os a sua volta.
O exemplo que vai contra só por ir:
- Meu tio pegou uma dívida, fez um negócio que deu muito certo então ele enriqueceu graças a dívida.
O clássico do meu tio é o meu tio sempre fumou e se alimentou mal, nunca fez exercício e viveu até os 100 anos. Este é o hors concours da burrice porque junta todas as categorias, exceção, exemplo maluco, exemplo só para ser do contra, etc.
Toda idiotice dá certo para alguém. Se 500 pessoas forem para o cassino, pegar todos seu patrimônio e jogar na roleta, um ou dois vão sair ganhadores o que não torna aquilo menos idiota. fazer algo idiota e dar certo não faz com que deixe de ser idiota. Pode ser que aquela pessoa seja um fora de série e, o mais provável, é apenas sorte.
Nós coibimos aqui estes exemplos burros porque eles impedem a evolução não só do burro mas de todos. Quando entra o exemplo burro, o aprendizado acaba porque ao invés de discutirmos algo que vai nos levar a evoluir, vamos discutir o exemplo burro que não serve para absolutamente nada.
Voltando ao assunto das dívidas que não devem ser feitas. Se ao invés de discutir estratégias para não se endividar e para tendo se endividado pagá-las rapidamente e porque elas devem ser pagas rapidamente. Se ao invés de aprendermos a acumular patrimônio antes para comprar depois, ficarmos discutindo as exceções que coloquei acima, serão horas e horas de discussão idiota inútil que vai desenvolver a burrice não só dos que expressaram as exceções e já eram burros, mas também dos que estão discutindo. A burrice sempre vence e a burrice e extenuante, você não ganha da burrice e ela drena todas suas forças.
Nunca permita que a burrice entre e se desenvolva em você mas se afaste dela e sempre que puder impedir que pessoas que estão mais interessadas em desenvolver a burrice participem, impeçam. Não fique com pena, você não tem como ajudar, é impossível, a única coisa que vai acontecer é que ele vai transmitir burrice para você e para todos em volta. Um burro vence 10 que não estão querendo emburrecer. E não é nem close. É fácil para o burro, ganha de goleada e faz todos ficarem mais burros enquanto ele não desenvolve nada, só emburrece também.
A porta só abre por dentro, se o burro não quer evoluir e abandonar a própria burrice, não há nada que você possa fazer a não ser se afastar e afastar ele de quem deseja evoluir.
A burrice se desenvolve assim como a inteligência. Escolham o que desejam desenvolver. Começa por parar com exemplo de exceção, exemplo maluco, exemplo de todo mundo, ser do contra só para parecer inteligente, etc.
Toda vez que você pensar em começar uma frase com "-Ah, mas..." pense se não é uma burrice, se for, não faça. Ficou menos burro, parabéns.
"Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência."
- Rui Barbosa