Está infestado de gente falando em bolsa por todos os ambientes que andamos (Academia,futebol,restaurante ,churrasco e...o cunhado também),o canto da sereia de riqueza fácil está atraindo gente de todas as "tribos".
Transcrevo um trecho do livro do Autor Décio Bazin.
"O novato deslumbrado poderá viver quase toda a vida passando ao largo do prédio da bolsa sem nunca suspeitar da sua existência.Um dia ele ouve alguém vangloriar-se de estar fazendo fortuna no mercado de ações ...ele fica pensando que na Bolsa o dinheiro se apanha em árvores e que lá as pessoas enriquecem da noite para o dia....
O Novato Deslumbrado( o autor escreve com letra maiúscula como se fosse o nome de um personagem)são figuras lamentáveis.Mas felizmente para eles e para todos os participantes ,têm curta permanência na Bolsa.Pululam aos magotes nas épocas de boom;são ruidosos e mal criados.
Geralmente não têm muito caráter nem muito dinheiro .São pessoas sem idade ,ideologia e sem profissão específica ... ..
Curiosidade ,inveja,ambição e ganância constituem os primeiros atos da peça representado.O último ato é uma incógnita,mas pode resultar numa tragédia de triste final.
Depois que perdas irrecuperáveis o alijam do mercado,o Novato Deslumbrado passa a ser o maior detrator da Bolsa e dos seus personagens.Ele espalha por todos os cantos que a Bolsa é um antro de Marginais.Outrora propagandista fervoroso do mercado ,é agora seu difamador mais feroz"