Vou relatar uma situação que estou passando com a minha namorada e gostaria que os mais experientes pudessem dar conselhos de como lidar com isso.
Minha namorada ainda tem aquela visão de se fica rico dando uma tacada de sorte, encontrando aqueles ativos que vão explodir a cotação. Nisso ela já entrou em criptomoedas, ações e qualquer coisa que você comentar com ela que pode ter uma alta valorização ela vai querer entrar. No momento ela está com TODO o seu patrimônio alocado em uma única ação.
Todos sabem que estamos em um ciclo de alta em que qualquer ação está subindo muito. Ela está toda feliz pq conseguiu dobrar o patrimônio dela este ano. Ela fez uns trades de sucesso (totalmente ao acaso, sem estudos) e conseguiu ganhar uma grana considerável.
Deslumbrada com o "sucesso" que ela conseguiu este ano e com a perspectiva otimista no mercado ela teve uma brilhante idéia: pegar dinheiro emprestado no banco para comprar ações.
Quando ela me contou essa ideia eu fiquei sem reação. Não conseguia acreditar que alguém poderia cogitar essa hipótese. E vale ressaltar que ela não tem nenhum conhecimento em análise técnica, de gráficos, fundamentalista nada. Ela simplesmente olha para um ativo, vai com a cara dele e aporta tudo que tem. E o pior disso que até então ela teve sorte e só teve lucros (se tivesse tomado uma paulada de primeira já teria aprendido).
Já tentei várias vezes mostrar esse site para ela, indiquei bons livros, bons canais no youtube de gente que faz trabalho sério, tentei ensinar sobre a filosofia de acumular patrimônio (inclusive com o meu exemplo de vida) mas ela ainda não se interessou; está vislumbrada em enriquecer rápido dando aquela tacada de sorte.
Neste site já foi bastante discutido que não devemos tentar mudar os outros, cuidar só da nossa vida, que a porta só abre para dentro, etc. Se fosse alguém distante eu deixaria para lá, mas ela é uma pessoa que eu amo e estamos perto de tomar a decisão de juntarmos nossa vidas, logo essa mentalidade pode me impactar no ORUTUF.
Queria saber se os colegas já passaram por uma situação semelhante e quais conselhos para eu tentar ajudar ela a mudar essa mentalidade perigosa.