Data original: 28/02/2023
Data original: 23/12/2019
Uma das maiores vantagens de usar Linux pra mim é a forma como algumas distribuições conseguem reviver computadores antigos ou computadores com um hardware mais fraquinho. Outra grande vantagem é o mundo de opções de distribuições. Se não gostou da interface gráfica de uma, instala outra, e assim vai experimentando até se identificar com alguma.
Aqui no fórum com certeza tem alguém que anda tendo problemas de performance com o computador, seja ele antigo ou com um hardware mais ou menos. Então achei que seria interessante mostrar um primeiro passo na tentativa de experimentar um pouco esse mundo desconhecido que é o uso do Linux.
Mas começar de forma errada pode ter consequências ruins principalmente pra quem não tem um certo domínio do computador. Pode botar o Windows a perder, pode não conseguir mais inicializar o computador, etc. Então vou iniciar falando desse assunto mostrando a forma mais segura de experimentar outros sistemas operacionais que é utilizando uma máquina virtual.

Aqui, vou usar o software VirtualBox da Oracle. Para instalar usando Windows, basta baixar o instalador aqui:
Oracle VM VirtualBoxO VirtualBox ou qualquer máquina virtual funciona como se você tivesse um computador dentro do seu próprio computador. O Linux vai funcionar dentro do Windows. É mais ou menos como fazíamos antigamente, quando baixávamos uma ROM de um jogo de Super Nintendo e emulávamos o Super Nintendo no computador.
Instalado o software, abra-o e verá uma tela parecida com esta aqui:

Agora, é necessário escolher uma distribuição Linux para testar. Abaixo vou listar algumas, escolha qualquer uma:
Ubuntu:
Download Ubuntu Desktop | Download | UbuntuMint:
Download - Linux MintManjaro:
Manjaro - XFCEExistem diversas outras distribuições, opções bem diversificadas, mas isso não é o intuito deste tópico.
Aqui eu vou instalar o Ubuntu. Então baixem a versão LTS do link acima e vamos começar.
Com o VirtualBox aberto, clique no botão "Novo". Vai abrir esta janela:

Dê um nome para seu sistema (no meu coloquei Ubuntu) e automaticamente ao colocar Ubuntu a opção para "Tipo" vai ser "Linux" e a versão vai ser "Ubuntu (64-bit)". Clique em "Próximo". E o programa vai abrir uma série de janelas com diversas opções, não é necessário mudar nada disso para fazer um primeiro teste, então só prossiga com o bom e velho "next > next > next > next" até ter a máquina virtual criada, e ela vai na coluna esquerda com o nome Ubuntu tal qual você criou.

Agora, clique com o segundo botão do mouse na máquina Ubuntu criada e clique em iniciar -> início normal. Vai abrir esta tela:

Nela você vai escolher o disco de boot, que será a versão do Ubuntu recém baixada. Clique na pastinha com a setinha verde pra cima e selecione o arquivo .iso que você baixou do Ubuntu e confirme. Depois, clique em Iniciar. Esta tela irá aparecer:

Selecione uma lingua na coluna esquerda e clique em Install sem se preocupar. O Ubuntu será instalado na sua máquina virtual e não no seu sistema operacional.
Após clicar em Install, uma janela pedindo o layout do teclado irá aparecer. Selecione "Portuguese Brazil" para seu teclado não ficar desconfigurado.
Em seguida siga os passos, são auto-explicativos, até ter o sistema instalado na sua máquina virtual. E não se assuste com a tela de tipo de instalação, ela irá afirmar que não há nenhum sistema operacional na máquina e irá pedir para apagar tudo do disco e instalar o Ubuntu. Como você está numa máquina virtual, nada no seu sistema principal será afetado, então prossiga com essa opção.

Você será requisitado a criar um login, uma senha, etc e etc, siga até o fim para completar a instalação.

Logo após a instalação, você será requisitado a reiniciar o computador, que neste caso é a máquina virtual e o computador hospedeiro, então reinicie e após reiniciar o Ubuntu irá funcionar normalmente, como se você tivesse instalado na sua própria máquina como sistema operacional principal.

Agora você pode brincar à vontade, instalar outras distribuições, etc. E para "desligar o PC" é só desligar como um SO normal:

Dá pra virtualizar versões do Windows também mas sem a chave serial você estará instalando um SO pirata, e não recomendo.
As vantagens da máquina virtual já foram citadas, principalmente a segurança de estar fazendo algo que não irá comprometer o SO principal, mas a desvantagem principal é o compartilhamento de recursos com o SO principal, então a experiência com o Linux não será 100% fidedigna ainda mais se sua máquina possui recursos limitados. A falta de memória RAM ou processamento mínimo irá gerar engasgos que tornam essa experiência não muito boa. Para ter a experiência de performance que uma distribuição leve pode trazer só realizando o boot do computador com um pen drive ou instalando o SO no PC mas isso veremos depois. Por enquanto, quem tem curiosidade em experimentar o Linux, recomendo ir pesquisando as distribuições existentes e ir testando em máquinas virtuais.