Data original: 23/12/2019Sou Bastteriano cadastrado desde 13/04/2006. Comecei a investir com 18 anos. Seguia a filosofia Bastter a risca! Tinha um belo patrimônio, com uma Carteira de Ações, FIIs e Stocks bem diversificada, com bastante valor, construída ao longo de quase 20 anos, graças a tudo que aprendi neste site!
Eu tinha um plano perfeito, sentia-me vacinado contra as sardinhagens e os Bullshits!
Até levar o primeiro soco na cara...
No meu caso, o soco foi uma gravidez razoavelmente inesperada, com um diagnóstico de um probleminha no pulmãozinho do bebê. Além disso, o proprietário do Apto onde morávamos pediu o imóvel de volta...
Perdi o controle do meu “Plano” e, assim, abriram-se as portas da Sardinhagem que fica incubada dentre de nós.
1ª Sardinhagem: Usei planilhas Excel para tentar convencer minha esposa de que seria melhor continuar morando de aluguel do que comprar o imóvel próprio.
Obviamente, foi uma tentativa em vão. Minha esposa bateu o pé e insistiu que deveríamos comprar um apto na área mais nobre de Brasília (que é caro pra dedeu). E, como sempre acontece, ela tinha razão, pois nós tínhamos um patrimônio suficiente para comprar o apartamento à vista. Afinal de contas, para quê nós acumulamos patrimônio se não for para usufruir para o bem estar da sua família...?
2ª Sardinhagem: Me apeguei “sentimentalmente” à minha carteira construída ao longo de quase 20 anos e não consegui me desfazer dela.
3ª Sardinhagem: Pra justificar a 2ª Sardinhagem, eu criei a 3ª Sardinhagem para tentar convencer a mim mesmo. Era entre o 1º turno e o 2º turno das Eleições. Pensei: Se ganhar o candidato com a agenda mais liberal na economia, a bolsa vai disparar e eu terei vendido minha carteira “antes da grande subida”. Então me convenci que não podia vender minhas ações naquele momento.
4ª sardinhagem: Convencido da 3ª sardinhagem, resolvi Financiar o novo apto, dando o Mínimo de entrada. Sim, o mínimo! Pois minha carteira de ações ia render mais que os juros do financiamento (Sub Sardinhagem 4.1: tentar prever o ORUTUF(!)), bem como eu não podia me desfazer dos meus TD´s de longo prazo e da minha RE, pois precisava arcar com eventuais gastos com o probleminha de saúde que o Bebe poderia ter. Assim, vendi apenas meus TD´s de curto prazo para dar a entrada no financiamento e reformar o quarto do bebê...
5º Sardinhagem: Fiquei acompanhando a rentabilidade da minha carteira, para tentar provar pra mim mesmo que a 4º Sardinhagem fazia sentido. Estava convencido que minha decisão estava correta, pois a rentabilidade que eu tinha era maior que os juros do financiamento (nesta fase, várias Fadas morreram!).
6º Sardinhagem: Acompanhava as decisões do Copom e tentava prever o ORUTUF, tentando acertar o Timing e vender os TDs de longo prazo na alta (Trade de TD, além de fadas, morreram Elfos desta vez...).
7ª Sardinhagem: Comparei o que eu pagava de juros do financiamento com o que eu pagava de aluguel, para tentar racionalizar minha sardinhagem (o pior é que pagava mais juros que aluguel! Rsrs)
Mas um dia veio a Luz, literalmente! O Bebezinho nasceu, sem o probleminha no pulmão, graças a Deus!
Então, em uma dessas noites que o recém-nascido não nos deixa dormir, entre uma acordada ou outra do bebê, resolvi reler o Roteiro do Iniciante. Sim, o Roteiro do Iniciante! Logo eu que já tinha mais de 13 de Bastter.com, estava lá eu calçando a sandália da humildade e relendo todo o Roteiro novamente, depois de já ter lido outras mais de 15 vezes antes da crise de Sardinhagem, mas que já estava há anos sem ler...
Dei de cara com o vídeo “Chega de Burrice com Imóveis!” e com a Faq “Não existe tranquilidade financeira com dívidas”. Foi como ter escolhido a pílula Vermelha novamente e voltar a enxergar toda a Sardinhagem e Bullshit que eu estava fazendo!
No outro dia de manhã, assim que o mercado abriu, abri meu HB e vendi todas minha Carteira!
E hoje, com o dinheiro na conta, quitei todo o financiamento e voltei a ser gente!
Obrigado, Bastter, mais uma vez!
Lição nº 1:
Lição nº 2: Não importa o quão experiente você seja, Leia e releia sempre o roteiro do iniciante!
Lição nº 3: Você pode sair da sardinhagem, mas a sardinhagem nunca sai de dentro de você! (ver lição 1)
Lição nº 4: Uma boa carteira de ativos não é o fim em si mesmo. Não se apegue, não se emocione, não se deixe dominar pelo seu patrimônio. Você é o dono do seu patrimônio, não o contrário. Se precisar usá-lo, use-o! Não faça dívidas!
Lição nº 5: Nosso ego atrai bullshit! Bullshit atrai mais bullshit! Proteja-se (ver lição 2)
Lição nº 6: A patroa sempre tem razão! O Zé Continha nunca vencerá...
Lição nº 7: O seu maior patrimônio é a sua Família!
Lição nº 8: Nunca esqueça da lição nº 1!