Amigos,
Estou há quase 3 anos aqui no fórum, venho dando passos bem modestos no sentido de construção de patrimonio pois sei que a conjuntura atual facilmente nos leva a acreditar que estamos indo muito bem, mesmo sem muito mérito próprio. Pouca exposição à RV, aportando devagar e diversificando sempre.
Entretanto, é tema recorrente aqui a tentação que volta e meia nos ataca de pensar em preço, queda, lucro, etc. E vejo que é normal, pra quem não é arrogante ou louco, se questionar se está fazendo mesmo a coisa certa ou não. Sou mais um nessa situação (provavelmente eterna).
Pois bem, depois de ver inúmeros vídeos aqui do fórum, muitas discussões e ler todos os livros (do Bastter, do Mille , do Huoya...), procurei me acalmar com mais estudo: li o "Stocks for the Long Run" do Siegel. Excelente obra, só reforçou o que o site me ensinou sobre valor, ser sONcio, muito bem embasado em estudos, mais ou menos como fazem os veteranos aqui tipo o @celtiberian, o @oxe... Mas ele ainda flerta um pouco com P/L, valuation, market cap. Me senti incomodado (e tentado).
Li "O Jeito Peter Lynch de Investir". Apesar de ter alguns ensinamentos muito bons quando bem garimpados (nada que já não tivesse visto por aqui), me decepcionei, porque O TEMPO TODO ele fala em comprar barato. Achei uma leitura meio tóxica. Dificil separar o joio. Me senti lendo um relatório da Empirianus, do meu passado de vergonha. Não quero me expor mais a esse tipo de pensamento. Nem me atrevo a ler os livros do Graham, devem ser semelhantes.
Nao sei mais onde buscar tranquilidade. Já pratico esporte 6x/semana. Trabalho muito e gosto muito do que faço. Não consigo encontrar nenhum material 100% alinhado com a filosofia aqui do site. Quero encontrar uma solução pra esse sentimento de incerteza. A última neura que me bateu foi a seguinte: A manada ta vindo com toda nessa onda de "agora vai", "bolsa/cassino", "Selic baixa, hora da RV", sinto que existe um otimismo extremamente exagerado (que nem a bolha das .com em 2000) e a minha vontade é não fazer mais nada até a manada passar. Aportar só em tesouro selic e foda-se. Mas sei que esse é um pensamento errado. Entao faço um esforço, abro o BS e aporto no que ele manda. Mas não é fácil.
O que vcs sugerem?