Pessoal, gostaria de entender como vocês fazem para declarar os proventos no IR com máximo de segurança e pas, visto todas as fontes disponíveis e riscos em cada uma delas.
Apesar de via BS ser imensamente mais simples 'copiar e colar' todos os proventos no IR, importante lembrar o próprio aviso que está nele:
"Prezados assinantes, esse relatório disponibiliza os principais campos a serem preenchidos no IRPF. No entanto, as informações são gerenciais e devem ser utilizadas apenas para acompanhamento de cada um. Os valores oficiais para preenchimento da declaração no IR devem ser os informes de rendimentos enviados pelos Escrituradores / Administradores dos ativos."
Também, como o buy and hold já postou no FAQ, a responsabilidade se der mesbla é do investidor, então não dá para contar com o informe da corretora.
Já as cartinhas, eu ainda não tive problema, mas outros usuários costumam citar problemas no atraso de recebimento, ou mesmo não as receber a tempo de enviar a declaração.
Em outro tópico citaram a CEI, o relatório em Investimentos > Proventos. Aparecem os valores recebidos no mês, mas não tem os dados da fonte pagadora e ao menos no meu, o período disponível para consulta é muito curto, apenas 4 dias. Há outro melhor?
Eu utilizo os valores das cartinhas, usando o BS como referencia para evitar esquecer qualquer coisa. Mas sou burrao e certamente deve ter uma maneira melhor de fazer. Como vocês fazem?