Do wikipedia:
"A síndrome do impostor, fenômeno do impostor ou síndrome da fraude, é um fenômeno pelo qual pessoas capacitadas sofrem de uma inferioridade ilusória, achando que não são tão capacitados assim e subestimando as próprias habilidades, chegando a acreditar que outros indivíduos menos capazes também são tão ou mais capazes do que eles. Não se trata de uma desordem psicológica reconhecida oficialmente, mas ela tem sido o assunto principal de vários livros e ensaios por psicólogos e educadores.[1]
As pessoas que sofrem este tipo de síndrome, de forma permanente, temporária ou frequente, parecem incapazes de internalizar os seus feitos na vida. Não importando o nível de sucesso alcançado em sua área de estudo ou trabalho, ou quaisquer que sejam as provas externas de suas competências, essas pessoas permanecem convencidas de que não merecem o sucesso alcançado e que de fato são nada menos do que fraudes.
As provas de sucesso são desmerecidas como resultado de simples sorte, ter estado no lugar certo na hora certa, ou se não por ter enganado as outras pessoas fazendo-as acreditar que são mais inteligentes do que o são em realidade.
Há estudos mostrando que esta síndrome é mais comum entre mulheres,[2] especialmente mulheres bem sucedidas em profissões tipicamente ocupadas por homens. Outros, no entanto, revelam que ela incide em um igual percentual de homens.[3][4] É comumente encontrada no mundo acadêmico, especialmente entre estudantes de mestrado e pós-graduação.[4]
A síndrome do impostor, caracterizada pela incapacidade de pessoas acreditarem nas suas próprias competências pode ser vista como o oposto do Efeito Dunning-Kruger, em que as pessoas não conseguem ver as suas próprias incompetências."
Alguém sofre com algo parecido?
Já vi que teve um tópico criado sobre o assunto pelo @ThiagoDV em maio, mas não abordou o tema em si, por isso estou criando este.
Sempre sofri em algum grau dessa síndrome, desde a faculdade, mas na pós-graduação isto se acentuou muito. Fiz mestrado em uma universidade de renome, passei em todas as cadeiras com nota máxima e tive dissertação aprovada com grau máximo e indicado para publicação (previsão para publicação no primeiro semestre desse ano). Mas mesmo assim sinto, muitas vezes, que não sei de fato nada ou quase nada, e que os outros são mais preparados que eu.
No ambiente de trabalho é a mesma coisa. Agora estou tendo uma oportunidade para, se tudo der certo, mudar para um outro escritório maior e com causas mais complexas (sou advogado). E isso por convite desse outro escritório, já que eu nem estava, no momento, procurando por outro lugar para trabalhar. Ao mesmo tempo que fico contente com essa oportunidade, sofro com uma ansiedade terrível de ser um impostor e não conseguir entregar o que prometi, ou corresponder às expectativas criadas.
Acho que parte disso é fruto de inexperiência, já que sou jovem e ainda tenho muita estrada pela frente. Mas vejo que essa sensação de "impostor" me persegue há anos, e por mais que eu busque sempre estudar e me especializar mais no que faço, não consigo me livrar dessa sensação estranha.
De qualquer forma, não deixo isso me abater. Mesmo me sentido assim, vou lá e faço. E, no fundo, acaba sendo até um incentivo para estudar mais e mais, para "deixar de ser um impostor". O ideal, no entanto, era conseguir fazer tudo isso sem me sentir despreparado ou sofrer com ansiedade.
E vocês?