Inglês
Desde sempre me virei relativamente bem no inglês, mas nunca fui fluente. Usado a maior parte do tempo para artigos, manuais e livros técnicos, eu pensava que sabia o necessário. Só que me sentia desconfortável ao ter que falar inglês com alguém. Também sentia um certo desconforto em ler textos quando estes tinham palavras que eu desconhecia (um pouquinho mais complexos).
Em 2019 resolvi fazer curso online DESDE O BÁSICO para não deixar passar nada (aplicativos). Também fiz aulas com professores de diversas nacionalidades para ver como eles me compreendiam. Descobri 2 coisas: falava melhor que eu achava mas também que tinha muito, mas muito mesmo a aprender. Inglês hoje para mim faz parte de uma rotina quase que diária. Tiro pelo menos 30 min por dia e está fazendo uma diferença enorme. Esta língua eu estudo porque preciso, é a língua mundial da minha geração. Mas infelizmente também acho que inglês é língua de índio, não tenho tesão nenhum nela, a acho muito pobre.
Espanhol
A gente até acha que fala bem espanhol até se enfiar numa sociedade onde só se fala isso. Aconteceu comigo. A impressão é que amadureci mais em 1 mês do que em 1 ano de estudo. Muito positivo. Posso dizer que me comunico verbalmente muito bem, porém adotei a mesma estratégia do inglês. Incrivelmente sempre passam muitos pontos batidos. No geral está sendo MUITO positivo porque quando você fala espanhol pode cometer muitos erros e as pessoas educadamente te entendem mas não te corrigem. Para mim é prazeroso ainda mais por ser a língua de nossos hermanos por todo o continente. Se você tiver a oportunidade de viajar pela América Latina e interagir com as pessoas saberá do que estou falando.
Russo
Sempre quis aprender russo. É uma língua que sempre me intrigou. Depois de uns 3 meses de estudos, consigo entender algumas coisas, é o suficiente para me virar em viagens (já sei pedir vodka) mas longe de ter uma conversar básica. Estou na mesma estratégia das outras línguas, mas aqui eu consegui um parceiro de idioma pelo iTalki. Gasto cerca de 3 horas por semana conversando com ele entre o "terminar o trabalho" e "ir para casa". Estou achando a língua muito legal, bem elaborada e em muitos pontos com até mais regras que o português. Meu sotaque brasileiro é constantemente corrigido por meu amigo russo, ele diz que eu falo como um polonês. Estudo por puro prazer.
Chinês
Você é gosta da área de exatas, lógica, etc? Pois bem, pelo pouco que eu vi dessa língua, ela usa MUITO a lógica. Sério mesmo. É como brincar de Lego, só que com idiomas. Me pareceu bem mais simples que as outras, embora eu não tenha aprendido a escrita, apenas a fala. Depois de 3 meses estudando junto com o russo para me decidir com qual prosseguia, resolvi deixar quieta até o final do ano.
Estudo 3 línguas quase que diariamente hoje. Achei um tempo que eu não tinha. Não percebemos o tanto de tempo que desperdiçamos com coisas improdutivas. Achei legal postar alguns resultados particulares, pode ser que alguém possa ter uma ideia parecida, lembrando que o individualismo conta bastante aqui.
Meus estudos normalmente são na hora do almoço ou depois do serviço (ou um ou outro, depende do dia). Mas também aproveito outras chances. Sabe aqueles 30 minutos que você espera sua companheira se arrumar? Sabe aquele tempo no consultório médico, cartório, aeroporto, trânsito (se vc anda de Uber ou ônibus)? Então, também servem. Tá, as vezes eu gosto de limpar minha mente jogando um xadrez on-line ou vendo besteira na Internet, mas a maioria das vezes tento aproveitar da melhor maneira possível.
Vou colocar aqui as ferramentas que uso. Aviso: Não é jabá. Existem vários aplicativos semelhantes, mas vou indicar o que eu faço normalmente. Se ferir alguma regra do site, peço que editem.
- Uso o Babbel para ter uma sequência. Pago a conta anual para todas as línguas. Para estudar o russo e o espanhol eu coloco o perfil em inglês, daí já treino 2 em 1. Para o inglês deixo em português porque existem algumas dicas para que é luso-falante.
- Uso o iTalki para localizar professores nativos. Não é muito barato, mas é bem simples e eficiente.
- Uso o iTalki para encontrar parceiros de idiomas. São pessoas que querem aprender seu idioma e vice-versa. Vocês se encontram pelo Skype e vão conversar sobre qualquer coisa, o objetivo é treinar. Bom também para conhecer outras culturas.
- Mudo a língua do sistema operacional tanto do computador quanto do celular. Já aprendi um monte de termos legais assim. E já me irritei bastante também, mas faz parte do aprendizado.
- Leio livros didáticos, nada é tão organizado quanto um livro.
- Ao ver filmes, tento colocar em outro idioma se isto fizer sentido.
Bons estudos