Aproveitando a deixa do tópico de hoje sobre SSD, resolvi criar um tutorial básico de "DIY (Do It Yourself)" de como reviver um notebook antigo trocando o leitor de CD/DVD, que ninguém mais deve usar hoje em dia, por um SSD usando um caddy.
O que iremos precisar para realizar a tarefa:
1 - Um notebook velho (tá, não precisa ser velho rs) que tenha leitor de CD/DVD
2 - Um SSD
3 - Um caddy
4 - Uma chave estrela para tirar o parafuso que prende o leitor de DVD à carcaça do notebook.
Apresentando um caddy, ele é esta peça aqui:

Geralmente ele vem com essa chavinha, então talvez vocês nem precisem da chave estrela ao comprar um. Uma peça dessas custa entre 20 e 40 reais. O meu eu comprei no Mercado Livre porque as lojas de informática aqui da cidade não o tinham.
EDIT: O @pemac1 me lembrou de um detalhe importantíssimo que é o tamanho do caddy. Leitores de DVD não têm a mesma altura. Em computadores mais finos, a altura de um leitor de dvd (medida pela tampa de saída) é de 9,5 mm, e em computadores menos finos é de 12,7 mm. Então é importante medir com uma régua qual a altura da tampa do seu leitor de dvd e escolher um caddy adequado, de 9,5 mm ou de 12,7 mm.
O tipo de SSD necessário para essa troca é estilo este aqui:

Que difere de um SSD M2, que é assim

Aqui iremos usar a primeira opção, que é a que encaixa no espaço disponível do caddy.
Portanto, para realizar a troca, precisamos localizar na parte de baixo do notebook qual parafuso que prende o drive óptico à carcaça.

Neste caso aqui, o parafuso é este:

Não sei se existem carcaças que a forma de retirar o drive é diferente desse parafuso isolado, pois nos notebooks que já efetuei esse tipo de troca o procedimento foi igual, mas fica o alerta que isso varia de fabricante pra fabricante.
Retirando o parafuso correto, basta puxar o drive óptico que ele sairá. Cuidado pra não forçar e quebrar a tampa caso você tenha tirado o parafuso errado.

E por que o caddy tem aquele formato da primeira foto? Pra encaixar da mesma forma que o leitor de DVD encaixa no notebook, já que ele tem este formato:

E olhando mais de perto o encaixe, o notebook apresenta estas entradas aqui, que se conectam ao drive (ou ao caddy):

Aqui, eu recomendo retirar esse suporte circulado em vermelho:

E encaixar no caddy caso ele não tenha esse suporte. Fazendo isso, você irá encaixar o caddy no espaço do antigo drive e prenderá com o parafuso, da forma como ele estava antigamente, o que deixará o caddy mais seguro no local.
Agora, basta manusear o SSD com cuidado e encaixar corretamente no caddy. Cuidado aqui para encaixar corretamente o hardware na conexão:

Na foto o que está no caddy é um HDD e não um SSD, mas o encaixe é igual. Nesse caso o HD está no caddy porque preferi tirar o HD do local e colocar o SSD nele, deixando o HD no caddy.
Observem o círculo vermelho. É a pecinha que falei para ser retirada do leitor de dvd e colocada no caddy, para deixá-lo mais seguro no local.
Agora, basta colocar o caddy no local e adicionar o parafuso de volta, deixando o caddy firme no local.

No meu computador eu retirei a tampinha preta de plástico do antigo leitor e encaixei no final do caddy para não ficar o buraco que costumeiramente fica.
Agora basta dar o boot normalmente e realizar a clonagem do HD no SSD, mas eu recomendo instalar uma versão nova do sistema operacional no SSD e deixar o HD como um backup dos arquivos. No meu caso, eu preferi usar o SSD somente para programas e sistema operacional e o antigo HDD armazena os arquivos.
Instalado o sistema operacional no SSD, você deve entrar na BIOS do sistema e mudar a preferência de boot

Deixando o SSD com a preferência de boot. Agora, seu computador irá inicializar pelo SSD e não mais pelo HDD (item 3 da imagem acima).
Agora pode chamar toda a família pra se surpreender como o seu computador inicia rápido.