Obs: Não estou acusando nem defendendo qualquer cervejaria, seja grande ou artesanal, até porque o fato ainda está sendo investigado
Esse caso de minas me fez refletir sobre a segurança do que a gente ingere... De um tempo pra cá explodiu a fabricação de cervejas artesanais, mas até que ponto é seguro beber esse tipo de cerveja ?
Lógico que um erro do tipo pode ocorrer em qualquer cervejaria, seja artesanal ou gigante como ambev e heineken, mas ao meu ver existe um controle mais rígido de segurança e qualidade nas grandes cervejarias, essa em questão nem era tão pequena, imagina o que acontece na fabricação das menores
É utópico achar que a vigilância sanitária vai conseguir fiscalizar tudo, com as grandes cervejarias além do controle interno existem as concorrentes fiscalizando o produto da rival, o sonho de uma ambev da vida é achar um contaminante na heineken, e vice versa ( to falando das duas por serem as mais famosas, mas serve pra todas as grandes, cervejaria petrópolis etc )... nas grandes o controle interno é um custo ínfimo devido a escala de produção, nas artesanais pode impactar muito o custo de produção
Ao meu ver essas marcas menores não deixam de ser mais um risco pra saúde, já que os produtos tão sendo testados diretamente nos clientes, é uma IPO da saúde como diz o bastter... o evento é raro, um cisne negro e devemos nos expor o mínimo possível a eles visto que já morreram quatro pessoas, uma catástrofe... posso estar errado, ao meu ver beber cerveja das grandes diminui a chance de ser exposto a esse tipo de risco