Parece que sempre existe um lado sardinha que não nos deixa e lutar contra isso é um desafio diário...
Pois bem, há uns tempos atrás comecei a usar o aplicativo Mercado Pago para pagamento de boletos e contas, com a expectativa de gerar milhas no cartão de crédito e também ganhar uns dias de juros para pagar essas contas...
Há um ano atrás, um dos boletos que paguei não caiu na conta do beneficiário (condomínio). Aí eles começaram a me cobrar e eu disse que tinha pago pelo Mercado Pago, mandei o comprovante, eles nem entenderam o que era. Alguns dias depois, recebi uma notificação extrajudicial para pagamento do condomínio, com juros, multa e honorários que mais do que dobravam o valor do condomínio.
Meu advogado me indicou a fazer o pagamento e depois discutir na justiça a questão. E assim, o fiz. Paguei novamente o condomínio, juros, multa e honorários. E, depois, ingressamos na justiça. Perdemos em primeira em instância (sim, o juiz alegou que deveríamos entrar contra o condomínio e não contra o MP), tive que pagar para recorrer em segunda instância um valor equivalente ao do condomínio e o resultado saiu hoje. O MP foi condenado a pagar apenas o valor que deixou de ser creditado ao condomínio. Nisso aí eu já tinha pago: 2 x o condomínio, multa, juros, honorário e taxa judiciária para recorrer à 2 instância. Perdi tempo, paz, saúde, por meia dúzia de milhas.
Esses sistemas de pagamento ainda estão em caráter muito inicial no Brasil e quando dá um problema o usuário fica completamente na mão, pois não tem a quem recorrer e o Poder Judiciário muitas vezes nem mesmo compreende do que estamos tratando. É o barato que sai caro. Para garantir a PAS, melhor evitar.